TECENDO SABERES: A INTERCULTURALIDADE E O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA AKWẼ-XERENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/TECSABEDUPalavras-chave:
Educação Escolar Indígena. Ensino das Artes. Interculturalidade. Xerente.Resumo
Este relato de experiência apresenta uma pesquisa de doutorado que culminou em um projeto de extensão na Universidade Federal do Tocantins (UFT). As atividades ocorreram na Escola Estadual Indígena Wakõmẽkwa, na Comunidade Riozinho Kakumhu, Reserva Xerente, em Tocantínia, e envolveram docentes, discentes da UFT e a comunidade escolar indígena. O objetivo foi refletir sobre a concepção dos professores indígenas sobre o ensino das artes na escola, a partir da perspectiva da interculturalidade. Usando uma abordagem qualitativa com visitas in loco, observação participante e sondagem percepcional, foram elaborados dois materiais didáticos bilíngues sobre a cultura xerente. Conclui-se que as ações incentivaram o uso da língua materna no ensino e promoveram uma postura crítica decolonial, valorizando o saber tradicional.
Referências
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013.
FALZON, M. A. Multi-Sited Ethnography: Theory, Praxis, and Locality in Contemporary Social Research. Londres: Ashgate, 2009.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
KRIEGER, W. B; KRIEGER, G. (Orgs.). Dicionário Escolar: Xerente-Português; Português-Xerente. Rio de Janeiro: Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, 1994.
MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 91, p. 12-32, 2017.
OLIVEIRA, L. de. Etnografia, pesquisa multissituada e produção de conhecimento no campo da comunicação. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 5, n. 10, p. 72-81, 2017.
PEE/TO. Plano Estadual de Educação do Tocantins – PEE/TO (2015-2025) Lei Nº 2.977, de 8 de julho de 2015.
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.
SANTOS, B. de S; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUZA, R. C. A educação escolar indígena intercultural e o ensino das artes: um olhar sobre as práticas da escola Wakõmẽkwa na comunidade Riozinho Kakumhu - povo Xerente - Tocantins. São Paulo: Unesp, 2019.
TOCANTINS. LEI Nº 2.139, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009. Publicada no Diário Oficial nº 2.970. Governador do Estado do Tocantins - Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, 2009.
UFT. Interculturalidade, Identidade e Memória: desafios socioculturais, midiáticos e educacionais nas Aldeias Riozinho e Salto, Povo Xerente, no Estado do Tocantins. Projeto de Pesquisa e Extensão. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2016.
WALSH, C. Interculturalidad y (de)colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, 2012.
WARSCHAUER, C. A Roda e o Registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.