O USO DA MÍDIA TELEVISIVA POR GRUPOS E INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA IURD NA REDE RECORD
Palavras-chave:
Televisão, IURD, Rede Record, Programa Fala que eu te escutoResumo
O crescimento desenfreado de novas mídias tem levado o indivíduo a acomodar-se aos novos modos de relacionamentos, quer seja interpessoal, quer seja espiritual, possibilitando a manutenção de um relacionamento mais próximo diante de sua divindade, como é o caso de várias emissoras cristãs surgidas ao longo dos últimos anos no Brasil. A mais famosa delas é a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), criada há 36 anos e que ao longo desse tempo tem utilizados os meios de comunicação como forma de conquistar cada vez mais fiéis para sua igreja, pregando a Teologia da Prosperidade. Este artigo busca analisar o programa Fala que eu te escuto veiculado na Rede Record, apontando os atos persuasivos e estratégias político-econômicos utilizadas pelos pastores eletrônicos e membros da Igreja, expondo como a IURD utiliza os meios de comunicação para o acúmulo de capital, além de entender a instituição religiosa iurdiana como uma grande empresa.
PALAVRAS-CHAVES: Televisão; IURD; Rede Record; Programa Fala que eu te escuto.
ABSTRACT
The unbridled growth of new media has led the individual to adapt to the new modes of relationships, be it interpersonal or spiritual, enabling the maintenance of a closer relationship with his divinity, as is the case with several Christian broadcasters over the last few years in Brazil. The most famous of these is the Universal Church of the Kingdom of God (IURD), which was created 36 years ago and has used the media as a means of winning more and more believers to its church, preaching Prosperity Theology. This article seeks to analyze the Speech program that I listen to in the Record Network, pointing out the persuasive acts and political-economic strategies used by the Church's electronic pastors and members, exposing how the IURD uses the media to accumulate capital, in addition to of understanding the religious institution as a great company.
KEYWORDS: Television; IURD; Network Record; Program Speak as I listen to you.
RESUMEN
El crecimiento desenfrenado de nuevos medios ha llevado al individuo a acomodarse a los nuevos modos de relaciones, ya sea interpersonal, ya sea espiritual, posibilitando el mantenimiento de una relación más cercana frente a su divinidad, como es el caso de varias emisoras cristianas surgidas a lo largo de los últimos años en Brasil. La más famosa de ellas es la Iglesia Universal del Reino de Dios (IURD), creada hace 36 años y que a lo largo de ese tiempo han utilizado los medios de comunicación como forma de conquistar cada vez más fieles a su iglesia, predicando la Teología de la Prosperidad. Este artículo busca analizar el programa Habla que yo te escucho en la Red Record, apuntando los actos persuasivos y estrategias político-económicos utilizados por los pastores electrónicos y miembros de la Iglesia, exponiendo cómo la IURD utiliza los medios de comunicación para la acumulación de capital, además de entender la institución religiosa iurdiana como una gran empresa.
PALABRAS CLAVES: Televisión; IURD; Red Record; Programa Habla que te escucho.
Downloads
Referências
FACCIO, Maria da Penha Rocha. O Império Midiático da Igreja Universal do Reino de Deus: reflexões e análises das estratégias de comunicação da IURD. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0611-1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2013.
FERRARI, Odêmio Antonio. Bispo S/A – A Igreja Universal do Reino de Deus. São Paulo. Ed. Ave Maria, 2007.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Ed. Imago. Rio de Janeiro, 1997.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversa sobre a iniciação à pesquisa científica. Ed. Alínea. 2011.
MARIANO, Ricardo. Os neopentecostais e a teologia da prosperidade. 1996, disponível em: http://lw1346176676503d038.hospedagemdesites.ws/v1/files/uploads/contents/78/20080626_os_neopentecostais.pdf. Acesso em: 18 ago. 2013.
ORO, Ari Pedro. Neopentecostalismo: dinheiro e magia. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/14957. Acesso em: 18 ago.2013.
PINTO, Sônia Lúcia Nunes. O poder da fé usando o poder da mídia para convencer os fiéis. Boa Vista. 2007.
REY, Luís. Planejar e redigir trabalhos científicos. Ed. Edgard Blucher, 2000.
RODRIGUES, E.G.B; DANTAS, J.G.D. Para além da religião: uma análise sobre a produção de conteúdo do programa Fala Que Eu Te Escuto. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/anaisdaeclesiocom/Trabalhos/18.Para%20al%C3%A9m%20da%20Religi%C3%A3o_Emanuelle%20e%20Jos%C3%A9.pdf. Acesso em: 18 ago. 2013.
WOLF, Mario. Teorias da comunicação. Lisboa. Ed. Presença, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.