COLONIALIDADES, JORNALISMO, CULTURA E CONSUMO NA AMAZÔNIA: caminhos e trilhas

Autores

  • Elaide Martins da Cunha Universidade Federal do Pará
  • Maíra Evangelista de Sousa Universidade da Amazônia
  • Camila Simões Universidade Federal do Pará
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima
  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p10

Resumo

Em sua primeira edição de 2020, a revista Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação traz um dossiê com um tema denso e diversificado: Colonialidades, jornalismo, cultura e consumo na Amazônia. A ideia desse título é sintetizar a riqueza de abordagens reunidas neste conjunto de artigos que seguem nas páginas da nossa revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaide Martins da Cunha, Universidade Federal do Pará

Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências Socioambientais pelo NAEA-UFPA. Possui experiência profissional em telejornalismo, webjornalismo e jornalismo impresso, além do audiovisual. É professora e pesquisadora na Faculdade de Comunicação (Facom) e Vice-Coordenadora no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. E-mail: elaidemartins@gmail.com

Maíra Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia (UNAMA). É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Ubiquidade na Comunicação - UBICOM” (UNAMA) e membro dos Grupos de Pesquisa "Interações e Tecnologias na Amazônia - ITA" (UFPA/UNAMA/CNPq) e " Inovação e Convergência na Comunicação" - InovaCom (UFPA/CNPq) e "Laboratório de Edição, Cultura & Design - LEAD" (UFRGS/CNPq).

E-mail: maira.evangelistadesousa@gmail.com.

Camila Simões, Universidade Federal do Pará

Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Jornalista. Integrante dos Grupos de Pesquisa “Inovação e Convergência na Comunicação – InovaCom” (UFPA/CNPq) e "Interações e Tecnologias na Amazônia - ITA" (UFPA/UNAMA/CNPq).

E-mail: camilasimoescontato@gmail.com

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo e, atualmente, é Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. E-mail: vjrsanti@gmail.com.

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professor do curso de Jornalismo na UNIR/RO. E-mail: sandrocolferai@gmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

ABREU, G. F. DE; SOUSA, M. E. DE. QUANDO O JORNAL SE TORNA MULTIPLATAFORMA: análise das capas de O Liberal no impresso e no digital. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

BORGES, R. F.; SOUSA, S. G. DE; TAVARES, C. Q. QUEM FALA E COMO FALAM OS CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DE 2018? um estudo sobre o HGPE ao governo do Maranhão . Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

BRAVIN PONCHE, S. DISCURSO DE FACÇÃO E NÃO DE FICÇÃO: A ANÁLISE DO DISCURSO DO PODER PARALELO NO TOCANTINS – BRASIL. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

CORREIA, C. M.; PORTO JUNIOR, F. G. R. ASSESSORIA DE IMPRENSA E O RELACIONAMENTO COM OS JORNALISTAS DE TV. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

CORREIA, C. M.; PORTO JUNIOR, F. G. R. ASSESSORIA DE IMPRENSA E O RELACIONAMENTO COM OS JORNALISTAS DE TV. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

EGUCHI, D. A.; DUARTE, J. J. P. CRIAÇÃO FOTOGRÁFICA GLOCAL: a relação lúdica entre o Lego® e a cultura paraense. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

FÉLIX, J. DE S.; SANTI, V. J. A COBERTURA JORNALÍSTICA DA AIDS/HIV NO JORNAL FOLHA DE BOA VISTA ENTRE OS ANOS DE 1993 E 2001 . Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

GONÇALVES, T. A.; FERREIRA COÊLHO, T. TECENDO TRAMAS E EXPERIMENTAÇÕES JORNALÍSTICAS AO PERFILAR ARTESÃOS EM CACHOEIRA DO BRUMADO, MARIANA-MG. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

GUERREIRO NETO, G.; SOUSA, R. L. N.; CARVALHO, V. DE N. S. AS MORTES DE SENHORITA ANDREZA: modos de acionamento das colonialidades. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

LEÃO, D. DE C.; OLIVEIRA, I. C. G. YOUTUBER MIRIM EM BELÉM: o consumo que encanta. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

LIMA, N. S.; AMARAL FILHO, O. FESTAS POPULARES AMAZÔNICAS: traços de colonialidade nas tramas da pós-modernidade . Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

SILVA, R. B. E. TELEJORNALISMO LOCAL: a construção da identidade cultural no processo comunicativo. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

SILVA, R. B. E. TELEJORNALISMO LOCAL: a construção da identidade cultural no processo comunicativo. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

TOSTES, A. L. L.; SANTOS, L. C. S. DOS. NO CÉU DA AMAZÔNIA HÁ ALGO A MAIS QUE AS ESTRELAS: o Chupa-Chupa e as notícias do fantástico. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

VIEIRA, M. DO C.; LUZ, M. H. C. RITA VON HUNTY E O CANAL TEMPERO DRAG: infotenimento, representatividade e mobilização. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 4, n. 1, 03 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-01-03

Como Citar

Cunha, E. M. da, Sousa, M. E. de ., Simões, C. ., Santi, V. J. ., Colferai, S. A., & Porto Junior, F. G. R. (2020). COLONIALIDADES, JORNALISMO, CULTURA E CONSUMO NA AMAZÔNIA: caminhos e trilhas. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(1), 10–16. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>