PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA AMAZÔNIA

Autores

  • Elaide Martins da Cunha Universidade Federal do Pará
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428
  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p12

Resumo

Em sua primeira edição de 2019, a revista Aturá traz um dossiê sobre a Pesquisa em Comunicação na Amazônia. É um tema de extrema importância, que procura não apenas abordar questões comunicacionais em interface com as especificidades e temas próprios da região, mas, sobretudo, contribuir para a compreensão da complexidade que cerca o fazer da pesquisa em comunicação nessa região.  E para isso, nada melhor do que trazer uma mostra das pesquisas em si.  Ao todo, o dossiê reúne doze artigos decorrentes do esforço contínuo de doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos envolvidos em iniciação científica. Esses trabalhos foram selecionados dentre cerca de 50 artigos apresentados no II Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA), promovido pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e que nasceu da iniciativa dos mestrandos do Programa. Em 2018, esse evento, que nomeia este dossiê da Aturá, contou também com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaide Martins da Cunha, Universidade Federal do Pará

Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências Socioambientais pelo NAEA-UFPA. Possui experiência profissional em telejornalismo, webjornalismo e jornalismo impresso, além do audiovisual. É professora e pesquisadora na Faculdade de Comunicação (Facom) e Vice-Coordenadora no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. E-mail: elaidemartins@gmail.com. 

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professor do curso de Jornalismo na UNIR/RO. E-mail: sandrocolferai@gmail.com. 

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo e, atualmente, é Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. E-mail: vjrsanti@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-01-16

Como Citar

Cunha, E. M. da, Porto Junior, F. G. R., Colferai, S. A., & Santi, V. J. (2019). PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA AMAZÔNIA. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(1), 12–17. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>