Comparação dos incrementos em altura estimados através da análise do tronco pelo método digital e manual em Eucalyptus spp.
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v7n3.silvaPalavras-chave:
Anatro convencional, método digital, ArcMapResumo
Os anéis de crescimento são banco de dados que nos permite quantificar e avaliar sua interação com o meio. O método mais utilizado para realização de análise de tronco (ANATRO) completa é o chamado convencional, tal metodologia permite acompanhar o crescimento passado de uma árvore. O objetivo desse trabalho foi comparar ANATRO convencional e digital utilizando software ArcMap, a fim de facilitar e acelerar a obtenção de dados. O estudo foi realizado em uma propriedade particular no município de Aliança do Tocantins. Os dados foram coletados em plantio de Eucalyptus, com 7 anos de idade com espaçamentos de 2,5 x 4,0 m (1.000 árvores/ha). A seleção das arvores utilizadas foi realizada a partir de distribuição diamétrica de frequência. Foram selecionados 3 clones de VM-58. Os resultados demonstraram satisfatórios quando comparamos a obtenção de dados a partir do método de ANATRO manual com a digital, nos permitindo possíveis alternativas quando não há possibilidade de manual.
Referências
BARUSO, A.P. A determinação de funções de crescimento mediante análise do tronco. Tese (defendida) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1977.
HUSCH, B. et al. Forest mensuration. John Wiley & Sons, Inc., 1982.
IMAÑA ENCINAS, J.; SILVA, G. F. da; PINTO, J.R.R. Idade e crescimento das árvores. 2005.
LAMPRECHT, H. Silvicultura nos trópicos. Eschborn: GTZ, 1990.
MACHADO, S.A.M.; NASCIMENTO, R.G. M.; MIGUEL, E.P.; TÉO, S.J.; AUGUSTYNCZIK, A.L.D. Distribuition os total heigth, trasverse area and individual volume for Araucaria angustifólia (Bert.) O. Kuntze. Revista Cerne, v.16, n.1, p.12-21, jan./mar. 2010.
MARTINS, I.S. Comparação entre métodos uni e multivaria-dos aplicados na seleção em Eucalyptus grandis. 1999. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa.
NAGEL, J.; ATHARI, S. Stammanalyse und ihre Durchfüh-rung. Allgemeine Forst- und Jagdzeitung, Frankfurt am Main, v.153, n.9/10, p.179-182, 1982.
ROSOT, M.A.D. et al. Análise de tronco digital: uma nova metodologia para a medição de anéis de crescimento. Flores-ta, v.33, n.3, p.235-255, 2003.
ROSOT, M.A.D. Processamento digital de imagens aplicado à medição de anéis de crescimento na análise de tronco. 2013
SEPLAN - Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública. Atlas do Tocantins: subsídios ao planeja-mento da gestão territorial. Palmas, TO. 6. ed. 80. 16-31p. 2012.
SILVA, J. de C.; XAVIER, B.A. Eucalipto: manual prático do fazendeiro florestal, produzindo madeira com qualidade. Vi-çosa, MG, 2006.
VIEIRA, E.L. et al. Manual de fisiologia vegetal. Edufma, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).