Balanço de energia numa pastagem no Pantanal
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v4n2.galeanoPalavras-chave:
balanço de energia, microclima, razão de BowenResumo
A diferença de energia que entra e sai de um sistema é a energia utilizada por ele. O estudo de trocas de energias entre uma superfície vegetada e a atmosfera é importante por possibilitar identificar as interações existentes entre solo-planta-atmosfera, conhecer a variação do clima de uma determinada região e identificar efeitos das atividades do homem sobre o meio. O método da razão de Bowen é baseado na lei de conservação de energia, expressa pela equação de balanço de energia. Esse método pode estimar o fluxo de calor latente e sensível por meio de medidas de saldo de radiação, fluxo de calor do solo e estimativa dos gradientes de temperatura e pressão de vapor d'água, medidos diretamente no local de estudo. Assim, o objetivo deste trabalho foi estimar o balanço de energia pelo método da razão de Bowen em uma área de pastagem no norte do Pantanal. O experimento foi realizado em uma área de Brachiaria humidicola na Fazenda Experimental da UFMT, no município de Santo Antônio de Leverger - MT. O estudo ocorreu durante o período de 5 dias, 24 à 28 de setembro 2009, no período de estiagem. Da energia disponível no sistema, a maior parcela foi utilizada em forma de fluxo de calor latente (60,49 %), seguido pelo fluxo de calor sensível (29,7 %), e pelo fluxo de calor do solo (0,98 %).
Referências
ABDON, M. M.; SILVA, J. S. V.; SOUZA, I. M.; ROMON, V. T.; RAMPAZZO, J.; FERRARI, D. L. Desmatamento no bioma Pantanal até o ano 2002: relações com a fitofisionomia e limites municipais. Revista Brasileira de Cartografia, v.59, n. 1, p.17-24, 2007.
BALDOCCHI, D. D.; HICKS, B. B.; MEYERS, T. P. Measuring biosphere atmosphere exchanges of biologically related gases with micrometeorological methods. Ecology, v.69, n.5, p.1331-1340, 1988.
BETTS, A. K.; DESJARDINS, R. L.; WORTH, D.. Impact of agriculture, forest and cloud feedback on the surface energy budget in BOREAS. Agricultural and Forest Meteorology, v.142, n. 2-4, p.156-169, 2007.
BIUDES, M. S. Balanço de energia e área de vegetação monodominante de Cambará e pastagem no norte do Pantanal. 2008. 142f. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical) - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Cuiabá – MT, 2008.
BIUDES, M. S.; CAMPELO JÚNIOR, NOGUEIRA, J. H.; SANCHES, J. S. L.. Estimativa do balanço de energia em cambarazal e pastagem no norte do pantanal pelo método da razão de bowen. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 24, n. 2, p. 56-52. 2009.
BOWEN, I. S. The ratio of heat losses by conductions and by evaporation from any water surface. Physical Review Serial, v.2, n.27, p.779-787, 1926.
IBÁÑEZ, M.; PÉREZ, P. J.; ROSELL, J. I.; CASTELLVÍ, F. Estimation of the latent heat flux over full Canopy covers from the radiative temperature. American Meteorological Society, v.38, n. 4, p.423-431, 1999.
JARVIS, P. G.; JAMES, G. B.; LANDSBERG, J. J. Coniferous forests. In: MONTEITH, J.L. (Ed.) Vegetation and the Atmosphere: Case Studies. London: Academy Press, v. 2, p. 171-240, 1976.
KÖPPEN, W. Climatología. Buenos Aires, Fondo de Cultura. p. 152-192, 1948.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).