POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPONESA

Autores

  • João E. Fabrini Unioeste

Palavras-chave:

Territórios tradicionais – povos indígenas - sociobiodiversidade – atravessamentos do viver

Resumo

O projeto de educação do campo surgiu a partir das ações dos movimentos camponeses, com destaque para o MST e está sustentada na tese de existência do campo e recriação do campesinato, contrariando concepções de tendência ao fim do rural com a industrialização e urbanização da agricultura, expressa no CAI, principalmente. A educação do campo tomou o espaço-campo como justificativa de fundamentação desse projeto. Mas, a apesar dos movimentos sociais considerarem a educação do campo como educação camponesa, a perspectiva de espaço-campo indica uma generalização, pois não distingue os diferentes e antagônicos sujeitos presentes no campo. Nesse sentido, considerando-se uma perspectiva classista, emerge a necessidade de lutar “por uma educação camponesa” e não necessariamente por uma educação do campo.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Fabrini, J. E. (2017). POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPONESA. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 3(01), 57–76. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3843

Edição

Seção

Artigos