O TERRITÓRIO NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE MOSSORÓ
Resumo
A compreensão sobre como as relações contraditórias existentes entre fatores naturais, sociais, políticos e econômicos podem promover a formatação de territórios e de suas características socioeconômicas é provavelmente uma das mais complexas tarefas das ciências sociais. A heterogeneidade dos territórios e das suas dinâmicas foi um dos pilares que serviu para a análises e comparações de fenômenos sociais realizadas por teóricos como Weber, Durkheim, Marx e por Giddens. Nesse contexto encontram-se as discussões que tratam das relações existentes entre os territórios rurais e urbanos. As análises da sociologia entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX criaram uma forma de pensar essas duas áreas como categorias espaciais opostas e de modo binário. A proposta deste artigo é, a partir de concepções verificadas em Weber, Durkheim, Marx e Giddens e do aprimoramento do entendimento sobre o termo “território” realizado por teóricos brasileiros, posicionar a realidade da Região Geográfica Imediata (RGIM) de Mossoró no debate territorial binário rural/urbano. Foram criados mapas com as tipologias definidas pelo IBGE e por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se análises baseadas na conjuntura territorial da área determinada. Dos 17 municípios da RGIM apenas Mossoró e Areia Branca foram classificados oficialmente como urbanos. Apodi, Baraúna, Caraúbas, Itaú e Rodolfo Fernandes foram considerados intermediários e o como rurais. É possível apreender que os territórios rurais em boa parte da RGIM não podem ser entendidos como periféricos aos urbanos. O processo que prevê que os territórios rurais serão eclipsados pelo avanço da urbanização não possui uma atuação forte na RGIM e é provável que as relações rural/urbano estejam associadas a emergência de uma nova ruralidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.