EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO E SUBORDINAÇÃO CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE PEDRO AFONSO (TO): CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

  • Sebastião de Souza Oliveira Rede Pública Municipal de Palmas – TO

Palavras-chave:

Geografia. Cerrado. Agricultura Empresarial. Trabalho de Campo.

Resumo

O uso do Cerrado tocantinense para fins de atividade agrícola é uma realidade que tem despertado a atenção de pesquisadores de diversas concepções. Já é bastante consolidada a pesquisa para potencializar cada vez mais o capitalismo no campo. Citam-se como protagonistas a iniciativa privada e a pública através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Outra fonte de pesquisa, menos incisiva, vem também se materializando através de pesquisas acadêmicas na universidade pública. Este artigo tem por objetivo refletirsobre a possibilidade de desenvolvimento da pesquisa qualitativa em Geografia e compreender, como centralidade na pesquisa, os sujeitos; ao mesmo tempo,levar à apreciação da comunidade geográfica e demais pesquisadores o desafio de compreender o objeto em constante transformação. Sequencialmente apresentamos o município de Pedro Afonso, enquanto estudo em andamento, a problematização do capitalismo empresarial no campo e apontamentos embasados no diálogo com autoresque tratam da questão do trabalho de campo, com foco na produção de dados para pesquisa. O tratamento mais geral, tendo em vista a necessidade de o leitor ampliar e aproveitar a prática da pesquisa em outras temáticas dentro da Geografia e ciências afins, é patente neste artigo como resultado e contribuição.

Biografia do Autor

Sebastião de Souza Oliveira, Rede Pública Municipal de Palmas – TO

Professor da Rede Pública Municipal de Palmas – TO. Doutorando pela UNESP Campus de Presidente Prudente São Paulo.

Referências

ABRAMOVAY, R. Paradigma do Capitalismo Agrário em questão. São Paulo: Edusp, 2007.

COLOGNESE, S. A.; MÉLO, J. L. B. de. A técnica de entrevista na pesquisa social. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 143 – 159, 1998.

FERNANDES, B. M. Seminário no Lincoln Instituteof Land Policy e Harvard. University, EUA, 2004

FERNANDES, B. M;Welch C. A.Campesinato e agronegócio da laranja nosEUA. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008b. 424 p.

INOCÊNCIO, M. E; CALAÇA, M.CERRADO. Fronteira da produção agrícola capitalista do século XX. In: Encontro Nacional de geografia Agrária, 2009 São Paulo. Anais. São Paulo: Disponível em: http://geofieo.blogspot.com.br/2009/01xix.encontro.nacion. Acesso em 10 de maio 2013.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. Tradução de Rubens Eduardo Farias. 4 ed. São Paulo: Editora Centauro 2001.

LACOSTE, Y. Pesquisa e Trabalho de Campo.Seleção de Textosn° 11. São Paulo: Teoria e Método. Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1985.

LACOSTE, Y. A Geografia serve antes de mais nada para se fazer a guerra.São Paulo, Papirus, 1988.

KAYSER, B. O. Geógrafo e a Pesquisa de Campo. Seleção de Textosn° 11. São Paulo: Teoria e Método. Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1985.

KAUTSKY, K. A Questão Agrária. São Paulo: Proposta Editorial, 1980.

MEDEIROS, S. A. F. de. et AL. Tristes Cerrados: sociedade e biodiversidade.1 ed. Brasília: Paralelo 15, 1998.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2002.

MARTINS, J. de S. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais.2 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002, 228 p.

SANTOS, M. A natureza do espaço:Técnica, tempo e razão emoção. São Paulo: Hucitec, 2008.

RODRIGUES, W.; VASCONCELO, S. J.; BARBIERO, A. K. 2008. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Disponível em: http//www.agro.ufg.br/ Acesso em 02 de març. 2016.

SMITH, N. Contornosde uma política espacializada: veículo dos sem teto e a construção da escala geográfica. In: ARANTES, A. (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 132-175.

THIOLLENT, M. J. M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. Coleção Teoria e História 6.São Paulo: Editora Polis, 1980.

TURRA NETO, N. Pesquisa qualitativa em Geografia. 2013.

WERLEN, B. Regionalismo e sociedade política. Geographia, Rio de Janeiro, ano II, n. 4, p. 7–25, 2000.

VALVERDE, O. Metodologia da Geografia Agrária. Campo Território.Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 1, n.1, p. 1-16, 2006.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Oliveira, S. de S. (2016). EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO E SUBORDINAÇÃO CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE PEDRO AFONSO (TO): CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/2001