O GIRO DA FOLIA DE SANTOS REIS EM UMA METRÓPOLE

Autores

  • Tito Oliveira Coelho UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Geografia, território, festa, cultura religiosa.

Resumo

Neste trabalho apresentamos a cidade, seus ruídos, objetivos, tempo-espaço e como esses elementos podem interferir nos ritos (conjunto de regras e cerimônias) e nos rituais (ações, práticas e ritos que compõem o cerimonial do giro da ‘folia’) praticados no giro da Companhia de Santos Reis do Jardim das Aroeiras, em Goiânia, Goiás. Nosso interesse, aqui, é discutir como ocorrem as negociações simbólicas da crença com a cultura urbana, com as metas, objetivos e realizações simbólicas de um giro de folia. A problemática da pesquisa foi a de nos familiarizarmos com os integrantes do grupo para perceber os fatores espaciais e territoriais durante os ritos e rituais. Ainda, faz parte de nossa discussão entender os significados dessa festa para os sujeitos que a preparam, cantam e saem em jornada simbólica nas ruas; para os que recebem a bandeira em suas casas, nas ruas, nos estabelecimentos comerciais e para os que participam da grande festa de entrega da bandeira (do festeiro ‘velho’ para o festeiro ‘novo’). Todos são considerados foliões para o capitão da companhia. Para se chegar aos resultados propostos, realizamos entrevistas com o festeiro do ano de 2014/2015, com integrantes do grupo da referida companhia, devotos ou foliões de pouso (da bandeira) de almoço e janta, devotos que recebem a companhia nos entre pousos da bandeira e participantes da festa final, a entrega. Por fim, são discutidos a imaginação, os sentimentos e as ações dos sujeitos desta cultura na Região Leste de Goiânia.

Biografia do Autor

Tito Oliveira Coelho, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorando em Geografia pela UFT/Porto Nacional, TO 

Referências

ALMEIDA, Maria G. de. Festas Rurais e turismo em territórios emergentes. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidade de Barcelona, v. XV, n. 919, 15 abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 8 mai. 2011.

ALMEIDA, Maria G. de; VARGAS, Maria A. M.; MENDES, Geisa F. Territórios, Paisagens e representações: um diálogo em construção, Mercator, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 23-35, maio/ago. 2011.

COELHO, Tito O. Interações espaciais ritualizadas em giros de folia: um estudo no Jardim das Aroeiras em Goiânia. 2012. 192f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás/UFG, Goiânia, 2012.

______. Interpretando interação espacial: fixos e fluxos, peregrinação, migração e ritual na folia de Reis. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 67-77, maio. 2011.

CURADO, João G. da T.; MAIA, Carlos E. S. Marcas da ‘Santa Dica’ nas paisagens de festas em Lagolândia, GO. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 178-192, maio. 2011.

FIGUEIREDO, Beatriz H. R. Os ex-votos do período colonial: uma forma de comunicação entre pessoas e santos (1720-1780). Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 37-47, maio. 2011.

FORTUNA, Carlos. (Micro)territorialidades: metáfora dissidente do social. Terr@Plural, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Ponta Grossa, Ed. UEPG, v. 6, n. 2, p. 199-214, jul./dez. de 2012.

LÔBO, Tereza C.; MAIA, Carlos E. S. Diferentes formas de estar na festa. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 147-160, maio. 2011.

MCGINNIS, Alan L. O fator amizade: como cativar as pessoas de quem você gosta. São Paulo: Paulos, 2006.

MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes da renovação. São Paulo: Contexto, 2009.

______. Sociedade e espaço geográfico no Brasil. São Paulo: Contexto, 2011.

PEREIRA, Luzimar P. Bendito louvado seja: notas etnográficas sobre os cantorios religiosos das folias de Urucuia-MG. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 161-177, maio. 2011.

PICHON-RIVIÈRE, Enrique; QUIROGA, Ana P. de. Psicología de la vida cotidiana. Buenos Aires: Nueva Visión, 1985.

Uma história dramática entoada por vozes femininas: a dor da perda dos filhos. GAZETA UNIVERSITÁRIA, Ano I, n. 15, 2ª quinzena de janeiro de 2015, p. 4.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Coelho, T. O. (2016). O GIRO DA FOLIA DE SANTOS REIS EM UMA METRÓPOLE. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1936