O GIRO DA FOLIA DE SANTOS REIS EM UMA METRÓPOLE
Palavras-chave:
Geografia, território, festa, cultura religiosa.Resumo
Neste trabalho apresentamos a cidade, seus ruídos, objetivos, tempo-espaço e como esses elementos podem interferir nos ritos (conjunto de regras e cerimônias) e nos rituais (ações, práticas e ritos que compõem o cerimonial do giro da ‘folia’) praticados no giro da Companhia de Santos Reis do Jardim das Aroeiras, em Goiânia, Goiás. Nosso interesse, aqui, é discutir como ocorrem as negociações simbólicas da crença com a cultura urbana, com as metas, objetivos e realizações simbólicas de um giro de folia. A problemática da pesquisa foi a de nos familiarizarmos com os integrantes do grupo para perceber os fatores espaciais e territoriais durante os ritos e rituais. Ainda, faz parte de nossa discussão entender os significados dessa festa para os sujeitos que a preparam, cantam e saem em jornada simbólica nas ruas; para os que recebem a bandeira em suas casas, nas ruas, nos estabelecimentos comerciais e para os que participam da grande festa de entrega da bandeira (do festeiro ‘velho’ para o festeiro ‘novo’). Todos são considerados foliões para o capitão da companhia. Para se chegar aos resultados propostos, realizamos entrevistas com o festeiro do ano de 2014/2015, com integrantes do grupo da referida companhia, devotos ou foliões de pouso (da bandeira) de almoço e janta, devotos que recebem a companhia nos entre pousos da bandeira e participantes da festa final, a entrega. Por fim, são discutidos a imaginação, os sentimentos e as ações dos sujeitos desta cultura na Região Leste de Goiânia.
Referências
ALMEIDA, Maria G. de. Festas Rurais e turismo em territórios emergentes. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidade de Barcelona, v. XV, n. 919, 15 abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 8 mai. 2011.
ALMEIDA, Maria G. de; VARGAS, Maria A. M.; MENDES, Geisa F. Territórios, Paisagens e representações: um diálogo em construção, Mercator, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 23-35, maio/ago. 2011.
COELHO, Tito O. Interações espaciais ritualizadas em giros de folia: um estudo no Jardim das Aroeiras em Goiânia. 2012. 192f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás/UFG, Goiânia, 2012.
______. Interpretando interação espacial: fixos e fluxos, peregrinação, migração e ritual na folia de Reis. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 67-77, maio. 2011.
CURADO, João G. da T.; MAIA, Carlos E. S. Marcas da ‘Santa Dica’ nas paisagens de festas em Lagolândia, GO. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 178-192, maio. 2011.
FIGUEIREDO, Beatriz H. R. Os ex-votos do período colonial: uma forma de comunicação entre pessoas e santos (1720-1780). Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 37-47, maio. 2011.
FORTUNA, Carlos. (Micro)territorialidades: metáfora dissidente do social. Terr@Plural, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Ponta Grossa, Ed. UEPG, v. 6, n. 2, p. 199-214, jul./dez. de 2012.
LÔBO, Tereza C.; MAIA, Carlos E. S. Diferentes formas de estar na festa. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 147-160, maio. 2011.
MCGINNIS, Alan L. O fator amizade: como cativar as pessoas de quem você gosta. São Paulo: Paulos, 2006.
MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes da renovação. São Paulo: Contexto, 2009.
______. Sociedade e espaço geográfico no Brasil. São Paulo: Contexto, 2011.
PEREIRA, Luzimar P. Bendito louvado seja: notas etnográficas sobre os cantorios religiosos das folias de Urucuia-MG. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Artes, v. 8, n. 1, p. 161-177, maio. 2011.
PICHON-RIVIÈRE, Enrique; QUIROGA, Ana P. de. Psicología de la vida cotidiana. Buenos Aires: Nueva Visión, 1985.
Uma história dramática entoada por vozes femininas: a dor da perda dos filhos. GAZETA UNIVERSITÁRIA, Ano I, n. 15, 2ª quinzena de janeiro de 2015, p. 4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.