GESTOS DE SILENCIAMENTO E AUTORIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA ÁREA DE LINGUAGENS

UMA LEITURA DE ARQUIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.gsal1

Resumo

Neste artigo, temos por propósito analisar o modo como uma notícia oriunda da formação discursiva jornalística foi reacomodada no âmbito da formação discursiva pedagógica, tendo por enfoque o livro didático do Ensino Médio da área da Linguagens. Salientamos que a (re)formulação desse texto no domínio discursivo pedagógico é instituída a partir do apagamento de determinados recortes textuais no fio intradiscursivo. Ancorados teórica e metodologicamente na Análise de Discurso materialista de base pecheuxtiana, ressaltamos que esse apagamento não é contingente. Portanto, consideramos pertinente abordar uma especificidade do funcionamento da autoria: a produção do arquivo constitutivo do livro didático, levando em conta a sua inscrição no interior dos Aparelhos Ideológicos. Fundamentamos e produzimos nossos gestos de interpretação, tomando o nosso corpus analítico na forma de recortes discursivos para, em seguida, examinarmos as sequências discursivas que nos ajudam a compreender o modo como os processos discursivos de apagamento instituídos no eixo da formulação provoca o silenciamento de sentidos que são possíveis, mas que, pela relação de forças, estão interditados. As análises evidenciam que na passagem de uma formação discursiva para a outra os efeitos de sentido produzidos são distintos, e, a partir dos mecanismos de apagamento, interditam-se as discursividades não filiadas à formação discursiva pedagógica.

Biografia do Autor

João de Deus Leite, UFNT

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Andreia Nascimento Carmo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGLLIT/ UFNT. Possui Mestrado em Ensino Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - PPGL/ UFT; Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins; É professora de Língua Portuguesa e Inglesa do Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins desde abril de 2010; É membro da Comunidade Professor Autor (CPA). Atualmente dedica-se às pesquisas relacionadas à leitura, à formação do leitor e ao livro didático em uma perspectiva discursiva; atua como elaboradora de itens; ministra aulas e palestras na área da educação. Email: dreiancn@gmail.com

Nilsa Brito Ribeiro, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado (2001), doutorado (2005) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutoramento em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-AM), É Professora Associada IV da Universidade Federal do Sul e Sudeste o Pará, vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA). Atuou no Programa de Pos Graduaçao em Linguagem e Saberes na Amazonia/UFPA. É docente do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa), tendo exercido a função de coordenadora deste Programa no biênio 2013-2015. É docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Uniifesspa. Coordenou, no período 2021-2022 , o Projeto "Estudos Amazônicos, Diversidades Socioculturais e Práticas Sustentáveis" , aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - PDPG Amazônia Legal/ CAPES. Lidera o grupo de pesquisa "Práticas discursivas: saber, poder e resistência cultural (CNPq). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Produção discursiva e dinâmicas sociais na Amazônia; Linguagem e discurso, com foco nos seguintes temas: Discurso, saberes da formação e subjetivação; Saber, poder e resistência. (Texto informado pelo autor)

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

. Ministério da Educação e do desporto. Edital de convocação 04/2015 -CGPLI. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=39561- pnld-2018-edital-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20/09/2021.

. Ministério da educação e do desporto. Parâmetros curriculares

CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias; DAMIEN, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2016.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, set./dez. 2004, p. 549-566.

MARIANI, Bethania Sampaio Corrêa. (In)dizível, in(dizível), in(visível): linguística, análise de discurso, psicanálise. In: MARIANI, Bethania Sampaio Corrêa [et. al.] (Orgs.). Indizível, imperceptível e ininteligível: o sujeito contemporâneo e seus arquivos. Niterói, Rio de Janeiro: 2017, p. 31-47.

MITTMANN, Solange. Apresentação – Princípios fundamentais e questões (não tão) particulares sobre a autoria. In: MITTMANN, Solange (Org.). Autoria na disputa pelos sentidos. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2016, p. 7-11.

MITTMANN, Solange. Texto imagético e autoria. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (Orgs.). Memória e história na/da análise de discurso. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2011, p. 91-104.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2020.

. Linguagem e educação social: a relação do sujeito, indivíduo e pessoa. Revista Rua, v. 2, n. 21 nov. 2015a, p. 187-198.

. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015b.

. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, Pierre [et. al.]. Papel da memória. 4.ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2015c, 53-62.

. Divulgação científica e efeito leitor: uma política social urbana. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia e Sociedade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001, p.21-30.

. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007.

. A linguagem em seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2006.

Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014 [1969], p. 59-158.

TFOUNI, Fabio Elias Verdiani. Interdito e silêncio: análise de alguns enunciados. Ágora. Rio de Janeiro v.16 n.1 jan./jun. 2013, p. 39-56.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Leite, J. de D., Nascimento Carmo, A., & Brito Ribeiro, N. (2023). GESTOS DE SILENCIAMENTO E AUTORIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA ÁREA DE LINGUAGENS: UMA LEITURA DE ARQUIVO. Porto Das Letras, 9(1), 381–413. https://doi.org/10.20873.gsal1