GESTOS DE SILENCIAMENTO E AUTORIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA ÁREA DE LINGUAGENS
UMA LEITURA DE ARQUIVO
Abstract
Neste artigo, temos por propósito analisar o modo como uma notícia oriunda da formação discursiva jornalística foi reacomodada no âmbito da formação discursiva pedagógica, tendo por enfoque o livro didático do Ensino Médio da área da Linguagens. Salientamos que a (re)formulação desse texto no domínio discursivo pedagógico é instituída a partir do apagamento de determinados recortes textuais no fio intradiscursivo. Ancorados teórica e metodologicamente na Análise de Discurso materialista de base pecheuxtiana, ressaltamos que esse apagamento não é contingente. Portanto, consideramos pertinente abordar uma especificidade do funcionamento da autoria: a produção do arquivo constitutivo do livro didático, levando em conta a sua inscrição no interior dos Aparelhos Ideológicos. Fundamentamos e produzimos nossos gestos de interpretação, tomando o nosso corpus analítico na forma de recortes discursivos para, em seguida, examinarmos as sequências discursivas que nos ajudam a compreender o modo como os processos discursivos de apagamento instituídos no eixo da formulação provoca o silenciamento de sentidos que são possíveis, mas que, pela relação de forças, estão interditados. As análises evidenciam que na passagem de uma formação discursiva para a outra os efeitos de sentido produzidos são distintos, e, a partir dos mecanismos de apagamento, interditam-se as discursividades não filiadas à formação discursiva pedagógica.
Literaturhinweise
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
. Ministério da Educação e do desporto. Edital de convocação 04/2015 -CGPLI. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=39561- pnld-2018-edital-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20/09/2021.
. Ministério da educação e do desporto. Parâmetros curriculares
CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias; DAMIEN, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2016.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, set./dez. 2004, p. 549-566.
MARIANI, Bethania Sampaio Corrêa. (In)dizível, in(dizível), in(visível): linguística, análise de discurso, psicanálise. In: MARIANI, Bethania Sampaio Corrêa [et. al.] (Orgs.). Indizível, imperceptível e ininteligível: o sujeito contemporâneo e seus arquivos. Niterói, Rio de Janeiro: 2017, p. 31-47.
MITTMANN, Solange. Apresentação – Princípios fundamentais e questões (não tão) particulares sobre a autoria. In: MITTMANN, Solange (Org.). Autoria na disputa pelos sentidos. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2016, p. 7-11.
MITTMANN, Solange. Texto imagético e autoria. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (Orgs.). Memória e história na/da análise de discurso. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2011, p. 91-104.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2020.
. Linguagem e educação social: a relação do sujeito, indivíduo e pessoa. Revista Rua, v. 2, n. 21 nov. 2015a, p. 187-198.
. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015b.
. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, Pierre [et. al.]. Papel da memória. 4.ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2015c, 53-62.
. Divulgação científica e efeito leitor: uma política social urbana. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia e Sociedade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001, p.21-30.
. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007.
. A linguagem em seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2006.
Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014 [1969], p. 59-158.
TFOUNI, Fabio Elias Verdiani. Interdito e silêncio: análise de alguns enunciados. Ágora. Rio de Janeiro v.16 n.1 jan./jun. 2013, p. 39-56.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).