GESTOS DE SILENCIAMENTO E AUTORIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA ÁREA DE LINGUAGENS

UMA LEITURA DE ARQUIVO

Authors

Abstract

In this article, we aim to analyze how news arising from journalistic discursive training was rearranged within the scope of pedagogical discursive training, focusing on 0the Secondary School textbook in the area of Languages. We point out that the (re)formulation of this text in the pedagogical discursive domain is instituted from the erasure of certain textual clippings in the intradiscursive thread. Anchored theoretically and methodologically in the Pecheuxtian materialist Discourse Analysis, we emphasize that this deletion is not contingent. Therefore, we consider it pertinent to approach a specificity of the operation of authorship: the production of the constitutive archive of the textbook, taking into account its inscription within the Ideological Apparatuses. We base and produce our interpretation gestures, taking our analytical corpus in the form of discursive clippings, and then examining the discursive sequences that help us understand how the discursive processes of erasure instituted in the formulation axis cause the silencing of meanings that are possible, but which, due to the relationship of forces, are prohibited. The analyzes show that in the passage from one discursive formation to the other, the effects of meaning produced are different, and, from the erasure mechanisms, discursiveness not affiliated to the pedagogical discursive formation is prohibited.

Author Biographies

João de Deus Leite, UFNT

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Andreia Nascimento Carmo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGLLIT/ UFNT. Possui Mestrado em Ensino Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - PPGL/ UFT; Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins; É professora de Língua Portuguesa e Inglesa do Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins desde abril de 2010; É membro da Comunidade Professor Autor (CPA). Atualmente dedica-se às pesquisas relacionadas à leitura, à formação do leitor e ao livro didático em uma perspectiva discursiva; atua como elaboradora de itens; ministra aulas e palestras na área da educação. Email: dreiancn@gmail.com

Nilsa Brito Ribeiro, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado (2001), doutorado (2005) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutoramento em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-AM), É Professora Associada IV da Universidade Federal do Sul e Sudeste o Pará, vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA). Atuou no Programa de Pos Graduaçao em Linguagem e Saberes na Amazonia/UFPA. É docente do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa), tendo exercido a função de coordenadora deste Programa no biênio 2013-2015. É docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Uniifesspa. Coordenou, no período 2021-2022 , o Projeto "Estudos Amazônicos, Diversidades Socioculturais e Práticas Sustentáveis" , aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - PDPG Amazônia Legal/ CAPES. Lidera o grupo de pesquisa "Práticas discursivas: saber, poder e resistência cultural (CNPq). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Produção discursiva e dinâmicas sociais na Amazônia; Linguagem e discurso, com foco nos seguintes temas: Discurso, saberes da formação e subjetivação; Saber, poder e resistência. (Texto informado pelo autor)

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Published

2023-03-28

How to Cite

Leite, J. de D., Nascimento Carmo, A., & Brito Ribeiro, N. (2023). GESTOS DE SILENCIAMENTO E AUTORIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA ÁREA DE LINGUAGENS: UMA LEITURA DE ARQUIVO. Porto Das Letras, 9(1), 381–413. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15761