Ensino de Inglês, Cultura e Literatura

Autores/as

  • João Carlos Botelho Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Roberto Ludwig Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.22018

Palabras clave:

Ensino de Inglês, Literatura, Cultura, Perspectiva integrada

Resumen

Essa pesquisa tem como objetivo discutir práticas de ensino de línguas, literatura e cultura de forma integrada. Além disso, tem-se por alvo oportunizar o aprendizado significativo, que contemple a realidade dos alunos e suas experiências. A pesquisa é documental e qualitativa, desenvolvendo reflexões sobre de que forma pode-se pensar o ensino de línguas integrado com as práticas de leitura integradas com a literatura e o ensino de cultura nas aulas de língua inglesa. Desta forma, parte-se do princípio de que o ensino de leitura, literatura e cultura deve ser pensado a partir de uma perspectiva que integre diversas dimensões orais e escritas no ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Biografía del autor/a

João Carlos Botelho, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. 

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras pela UFSM. Mestre e Doutor em Letras pela UFRGS. Docente do Curso de Letras: Libras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT. E-mail: carlosletras@uft.edu.br

Citas

ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BREEN, M. P. Navigating the Discourse: on what is learned in the language classroom. In: CANDLIN, Christofer N & MERCER, Neil (orgs). English Language Teaching in its Social Context: a Reader. London: Routledge, 2001a, p. 306-144

BREEN, M. P. The Social Context for Language Learning: a Neglected Situation. In: CANDLIN, C. & MERCER, N. (orgs). English Language Teaching in its Social Context: a Reader. London: Routledge, 2001b, p. 200-322

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HADLEY. Teaching Language in Context. Londres: Oxford, 1993.

KNUTSON, E. Teaching Whole Texts: Literature and Foreign Language Reading Instruction. The French Review, Vol. 67, No. 1 (Out., 1993), pp. 12-26.

KRAMSCH, C. Language and Culture. Londres: Oxford, 2005.

MORAES, M. C.. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8a. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2003.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SEIDLHOFER, B. Research Perspectives on Teaching English as a Lingua Franca. Annual Review of Applied Linguistics. Vol. 24, Cambridge University Press, 2004.

SHANAHAN, D. Articulating the Relationship between Language, Literature, and Culture: Toward a New Agenda for Foreign Language Teaching and Research. The Modern Language Journal, Vol. 81, No. 2 (Verão, 1997), pp. 164-174.

SCHWEITZER, Claudia. La prosodie chez les auteurs français de l’Âge classique (XVIe - XVIIIe siècle : Quelle langue ?. Porto das Letras, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 16–32, 2020.

SOARES, Thiago Barbosa. A semiótica do herói: A conflagração do caminho ascendente de Son Goku . Porto das Letras, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 113–128, 2020.

Publicado

2024-09-22

Cómo citar

Botelho, J. C., & Ludwig, C. R. (2024). Ensino de Inglês, Cultura e Literatura . Porto Das Letras, 8(2), s22018. https://doi.org/10.20873.22018

Número

Sección

SEÇÃO LIVRE

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>