Cerveja ou vírus?
O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet
Palavras-chave:
Memes; Referenciação; Coronavírus.Resumo
Analisa-se, neste artigo, um corpus de dez memes fotográficos elaborados a partir da relação entre dois conteúdos: coronavírus/Covid-19 e cerveja Corona Extra. Com base no conceito de Referenciação, conforme Mondada (1994, 2002, 2008), Marcuschi e Koch (2002) e Marcuschi ( 2004, 2007), entre outros autores, entendendo que os objetos de discurso podem ser ativados e/ou reativados tanto por procedimentos textuais-discursivos quanto por cognitivo-inferenciais, o estudo objetiva evidenciar como é feita essa relação e quais sentidos são construídos a partir dela. Os memes foram produzidos em período simultâneo ao da propagação do coronavírus pelo mundo, entre dezembro de 2019 e (até o momento) abril de 2020.
Referências
BRASSAC, C; LARDON, S; LE BER, F; MONDADA, L; OSTY, P. Analyse de l'émergence de connaissances au cours d'un processos collectif. Re-catégorisations, reformulations, stabilisations. Revue d'anthropologie des connaissances. 2008/2 (Vol. 2, n° 2), p. 267-289.
CHAGAS, V. Breve tipologia dos memes. Revista Zum. N.14, abril, 2018.
DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LIMA, A.C. Visual, Coloquial, Virtu@l: o uso da expressão gráfica na conversação em redes sociais. São Paulo: USP, 2014. 151f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicação e Artes/Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
MARCUSCHI, L; KOCH, I. Estratégias de referenciação e progressão referencial na língua falada. In: ABAURRE, M; RODRIGUES, A. (Orgs.). Gramática do Português Falado. v. VIII. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2002.
MARCUSCHI, L. O léxico: lista, rede ou cognição social? In: NEGRI, L; FOLTRAN, M; OLIVEIRA, R. (Orgs.). Sentido e Significação: em torno da obra de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2004.
MARCUSCHI, L. Coerência e cognição contingenciada. In.: Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 13-30.
MONDADA, L. Verbalisation de l'espace et fabrication du savoir: Approche linguistique de la construction des objets de discours. Lausanne: Université de Lausanne, 1994.
MONDADA, L. Cognition et parole-em-interaction. Veredas: revista de estudos linguísticos. v. 6. n. 1. Jan/jun 2002. p. 9 – 27.
MONDADA, L. Production du savoir et interactions multimodales. Une étude de la modélisation spatiale comme activité pratique située et incarnée. Revue d'anthropologie des connaissances. 2008/2 (Vol. 2, n° 2), p. 219-266.
MONDADA, L; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: Uma abordagemdos processos de referenciação [1995]. In: CAVALCANTE M.M., RODRIGUES B. B; CIULLA A. (Orgs). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.
OLIVEIRA, J. Por uma tipologia de memes da Internet. Entremeios, v. 13, p. 01-15, 2017.
RECUERO, R. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 32, abril de 2007, p. 23 – 31.
ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola (Orgs.). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SHIFMAN, L. The cultural logic of photo-based meme genres. Journal of visual culture. vol 13(3), p. 340–358.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).