Cerveja ou vírus?

O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet

Auteurs-es

  • Wagner Alexandre dos Santos Costa UFRRJ

Mots-clés :

Memes; Referenciação; Coronavírus.

Résumé

Analisa-se, neste artigo, um corpus de dez memes fotográficos elaborados a partir da relação entre dois conteúdos: coronavírus/Covid-19 e cerveja Corona Extra. Com base no conceito de Referenciação, conforme Mondada (1994, 2002, 2008), Marcuschi e Koch (2002) e Marcuschi ( 2004, 2007), entre outros autores, entendendo que os objetos de discurso podem ser ativados e/ou reativados tanto por procedimentos textuais-discursivos quanto por cognitivo-inferenciais, o estudo objetiva evidenciar como é feita essa relação e quais sentidos são construídos a partir dela. Os memes foram produzidos em período simultâneo ao da propagação do coronavírus pelo mundo, entre dezembro de 2019 e (até o momento) abril de 2020. 

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Publié-e

2021-02-07

Comment citer

Alexandre dos Santos Costa, W. (2021). Cerveja ou vírus? : O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet. Porto Das Letras, 7(1), 147–163. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9054