Cerveja ou vírus?
O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet
Mots-clés :
Memes; Referenciação; Coronavírus.Résumé
Analisa-se, neste artigo, um corpus de dez memes fotográficos elaborados a partir da relação entre dois conteúdos: coronavírus/Covid-19 e cerveja Corona Extra. Com base no conceito de Referenciação, conforme Mondada (1994, 2002, 2008), Marcuschi e Koch (2002) e Marcuschi ( 2004, 2007), entre outros autores, entendendo que os objetos de discurso podem ser ativados e/ou reativados tanto por procedimentos textuais-discursivos quanto por cognitivo-inferenciais, o estudo objetiva evidenciar como é feita essa relação e quais sentidos são construídos a partir dela. Os memes foram produzidos em período simultâneo ao da propagação do coronavírus pelo mundo, entre dezembro de 2019 e (até o momento) abril de 2020.
Références
BRASSAC, C; LARDON, S; LE BER, F; MONDADA, L; OSTY, P. Analyse de l'émergence de connaissances au cours d'un processos collectif. Re-catégorisations, reformulations, stabilisations. Revue d'anthropologie des connaissances. 2008/2 (Vol. 2, n° 2), p. 267-289.
CHAGAS, V. Breve tipologia dos memes. Revista Zum. N.14, abril, 2018.
DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LIMA, A.C. Visual, Coloquial, Virtu@l: o uso da expressão gráfica na conversação em redes sociais. São Paulo: USP, 2014. 151f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicação e Artes/Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
MARCUSCHI, L; KOCH, I. Estratégias de referenciação e progressão referencial na língua falada. In: ABAURRE, M; RODRIGUES, A. (Orgs.). Gramática do Português Falado. v. VIII. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2002.
MARCUSCHI, L. O léxico: lista, rede ou cognição social? In: NEGRI, L; FOLTRAN, M; OLIVEIRA, R. (Orgs.). Sentido e Significação: em torno da obra de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2004.
MARCUSCHI, L. Coerência e cognição contingenciada. In.: Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 13-30.
MONDADA, L. Verbalisation de l'espace et fabrication du savoir: Approche linguistique de la construction des objets de discours. Lausanne: Université de Lausanne, 1994.
MONDADA, L. Cognition et parole-em-interaction. Veredas: revista de estudos linguísticos. v. 6. n. 1. Jan/jun 2002. p. 9 – 27.
MONDADA, L. Production du savoir et interactions multimodales. Une étude de la modélisation spatiale comme activité pratique située et incarnée. Revue d'anthropologie des connaissances. 2008/2 (Vol. 2, n° 2), p. 219-266.
MONDADA, L; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: Uma abordagemdos processos de referenciação [1995]. In: CAVALCANTE M.M., RODRIGUES B. B; CIULLA A. (Orgs). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.
OLIVEIRA, J. Por uma tipologia de memes da Internet. Entremeios, v. 13, p. 01-15, 2017.
RECUERO, R. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 32, abril de 2007, p. 23 – 31.
ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola (Orgs.). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SHIFMAN, L. The cultural logic of photo-based meme genres. Journal of visual culture. vol 13(3), p. 340–358.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).