O Ethos na Carta ao Povo Brasileiro

Autores

  • Jaqueline de Jesus Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Ana Dalete da Silva
  • Maria Eliete de Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

Ethos; Pathos; Carta de Lula da Silva

Resumo

Este trabalho analisa a construção do(s) ethos de Lula na Carta ao Povo Brasileiro. A fundamentação teórica está pautada, especialmente, em Charaudeau (2006) e Meyer (2007). Esta pesquisa é documental e de abordagem qualitativa, devido à interpretação e à construção de significados. O corpus de análise é o discurso do ex-presidente Lula na Carta ao Povo Brasileiro da qual foram escolhidos onze fragmentos para serem analisados. Nesses fragmentos, o ex-presidente menciona sua trajetória ao lado do povo, mostra as razões de sua candidatura à presidência, afirma que não cometeu crime, por isso sua prisão é injusta, que lutaria sempre, mesmo tendo perdido a companheira e sofrendo acusações; declara que a ONU reconheceu seu direito à candidatura, mas os tribunais o negaram. Ademais, expõe que é censurado, que talvez não estivesse preso se não liderasse as intenções de votos; mostra certeza de que um dia será inocentado, quando estará governando com Haddad; agradece aos que lhe prestam solidariedade e pede que votem em Haddad, que será um Lula para milhões de brasileiros. A pesquisa mostra a construção de diversos ethos, entre eles o(s) ethos de honestidade, de humanidade, de seriedade e de inocência. Pudemos perceber através da pesquisa que a construção do ethos é uma eficiente estratégia de persuasão do auditório para o qual o discurso é destinado. Logo, o orador constrói uma imagem positiva diante de um público como uma estratégia argumentativa eficiente no alcance da persuasão.

Biografia do Autor

Jaqueline de Jesus Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Maria Eliete de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestra e doutora em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2013). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.  Campus de Pau dos Ferros.

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução de Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2006.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. Vol. 35, N.3, p. 20-29, maio-jun. 1995.
MEYER, Michel. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: MEYER, Michel. A retórica. São Paulo: Ática, 2007.
MOSCA, Lineide Salvador. A atualidade da retórica e seus estudos: encontros e desencontros. In: Actas do I Congresso Virtual do Departamento de Literaturas Românicas (Retórica). São Paulo: USP, 2008. Disponível em:
dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/linei002_0.pdf. Acesso em 03 abr. 2019.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado de argumentação: a Nova Retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. Ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REBOUL, Oliver. Introdução à Retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SOUZA, Gilton Sampaio de; COSTA, Rosa Leite da. O professor de Letras e o seu discurso: a constituição do ethos de professores do ensino superior. In: Revista Letra Magna. Ano 05, N. 10, p. 1-16, 2009. Disponível em: http://www.letramagna.com/professorletrasdiscurso.pdf]. Acesso em 14 out. 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Bezerra, J. de J., da Silva, A. D., & Queiroz, M. E. de. (2020). O Ethos na Carta ao Povo Brasileiro. Porto Das Letras, 6(especial), 212–227. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/6679

Edição

Seção

Metalinguagens: língua, ensino e sociedade