Origens e brincadeiras

uma análise topodinâmica sobre os falares no estado do Tocantins

Autores

  • Dimas Henrique Pereira Oliveira-Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Michele Lima Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Greize Alves da Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Dialetologia pluridimensional, Brincadeiras, Falares Tocantinenses

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os falares presentes no estado do Tocantins no campo semântico das brincadeiras populares. E como esse campo semântico promove a rememoração, intercalamos, também, na presente pesquisa algumas reflexões sobre a formação do estado do Tocantins (tido, oficialmente, como o estado mais novo do Brasil). Tais reflexões tiveram como fio condutor a seguinte pergunta: quais as influências dos fluxos migratórios na composição dos falares encontrados no Tocantins? Para alcançar tal fito, utilizamos uma pesquisa orientada pela dialetologia pluridimensional e um corpus com um perfil topodinâmico, as coletas de dados foram realizadas in locus, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados foram os seguintes: por mais que o Tocantins tenha se emancipado de um estado da região centro-oeste, o Goiás, os falares encontrados na pesquisa se aproximam, muito mais, dos falares das regiões norte e, principalmente, nordeste do que a sua preceptora. Tais constatações vão ao encontro das reflexões propostas na pesquisa de Silva (2018).

Biografia do Autor

Michele Lima Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Greize Alves da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras e do curso de graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

NASCENTES, A. Bases para a elaboração do Atlas Lingüístico do Brasil. Rio de Janeiro: MEC: Casa de Rui Barbosa, 1958. v. I.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SILVA, Rodrigo Alves. Marcas diatópicas das variantes de cabra-cega e amarelinha: o que dizem os dicionários eletrônicos Houaiss e Aurélio e o ALiB? Percursos Linguísticos. Vitória, v. 6, n. 13, p. 90-105, 2016.
SILVA, Rodrigo Alves; DOS ANJOS ,Marcelo Alessandro Limeira. Variantes de cambalhota e de bolinha de gude de capitais do nordeste nos dicionários eletrônicos Houaiss e Aurélio: uma análise metalexicográfica a partir dos dados d o ALIB. Fórum lingüístico., Florianópolis, v.15, n.1, p. 2860 - 2874, jan./mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2018v15n1p2860/36250. Acessado em: 4/12/2019.
SILVA, Greize/ Alves da. Atlas linguístico topodinâmico e topoestático do estado do Tocantins (ALiTTETO). 2018. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
SILVA, Greize Alves da.; AGUILERA, Vanderci Andrade. A Proposta de rede de pontos para o Atlas linguístico topodinâmico e topoestático do estado do Tocantins (ALiTTETO): implicações metodológicas. Belo Horizonte: Revista estudos da Linguagem, V. 25, n.1, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/10947.Acessado em:4/12/2019
SILVA, Greize Alves da; BORGES, Patrícia Andréa. Presença Vs ausência de traços de ruralidade no léxico tocantinense. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 72, p. 83-105, abr. 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/157030/152423. Acessado em: 4/12/2019

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Oliveira-Silva, D. H. P., Nascimento, M., & Silva, G. (2020). Origens e brincadeiras: uma análise topodinâmica sobre os falares no estado do Tocantins. Porto Das Letras, 6(3), 194–207. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9734

Edição

Seção

Léxico e Dialetologia