Textos multimodais do universo infantil: uma análise pelas lentes da GDV
Resumo
Representações de mundo, tais como crenças ideológicas e hegemonias de estética corporal, estão presentes em diversas imagens do cotidiano, naturalizando discursos particulares como sendo universais (RESENDE; RAMALHO, 2006). Nesse panorama, este trabalho visa discutir a multimodalidade em textos do universo infantil, evidenciando algumas escolhas semióticas que contribuem essas representações e relações de interação, instigando uma reflexão sobre como crianças são representadas na sociedade. Busca, especificamente, apresentar o contexto social no qual os textos se inserem; analisar de maneira descritiva e explicativa os significados representacionais e interativos a partir de elementos semióticos organizados nos textos; interpretar discursos implícitos em prol de tais representações. O estudo respalda-se nos conceitos de multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011; SILVA; ALMEIDA, 2018) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) como ferramenta teórico-metodológica. É uma pesquisa qualitativo-interpretativista que descreve, analisa e interpreta os dados. O corpus é composto por três textos, um cenário temático de aniversário infantil e dois brinquedos. Os resultados sugerem representações hegemônicas de princesas, mulheres, famílias e incentivo ao consumo.
Referências
CALLOW, J. Reading the visual: an introduction. In: CALLOW, J. Image matters- visual texts in the classroom. Newtown, Australia: PETA, 1999. p. 1-13.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em língua portuguesa. 1ª. Ed. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2014.
HALLIDAY, M. A. K.; H. R. Language, context and text: Aspects of language in a social-semiotic perspective. [S.l.]: Oxford: Oxford University Press, 1989.
HODGE R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. [S.l.]: Cambridge University Press, 2012. ISBN 978-1-107-40219-5 Paperback. Disponível em: https://tuxdoc.com/download/kalantzis-m-cope-b-2012-literaciespdf-4_pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. What is multimodality? Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006 [1996].
NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F.; HEBERLE, V. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 14, p. 529-552, 2011.
POLLY POCKET. In: Wikippédia, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Polly_Pocket&oldid=55139364>. Acesso em: 31 mai. 2019.
RESENDE, V.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SILVA, M. M. P.; ALMEIDA, D. B. L. Linguagem Verbal, Linguagem Verbo-Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico Funcional. Revista Odisséia, Natal-RN, 3, n.1, p. 36-56, 2018.
VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London & New York: Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).