O Ethos na Carta ao Povo Brasileiro
Palavras-chave:
Ethos; Pathos; Carta de Lula da SilvaResumo
Este trabalho analisa a construção do(s) ethos de Lula na Carta ao Povo Brasileiro. A fundamentação teórica está pautada, especialmente, em Charaudeau (2006) e Meyer (2007). Esta pesquisa é documental e de abordagem qualitativa, devido à interpretação e à construção de significados. O corpus de análise é o discurso do ex-presidente Lula na Carta ao Povo Brasileiro da qual foram escolhidos onze fragmentos para serem analisados. Nesses fragmentos, o ex-presidente menciona sua trajetória ao lado do povo, mostra as razões de sua candidatura à presidência, afirma que não cometeu crime, por isso sua prisão é injusta, que lutaria sempre, mesmo tendo perdido a companheira e sofrendo acusações; declara que a ONU reconheceu seu direito à candidatura, mas os tribunais o negaram. Ademais, expõe que é censurado, que talvez não estivesse preso se não liderasse as intenções de votos; mostra certeza de que um dia será inocentado, quando estará governando com Haddad; agradece aos que lhe prestam solidariedade e pede que votem em Haddad, que será um Lula para milhões de brasileiros. A pesquisa mostra a construção de diversos ethos, entre eles o(s) ethos de honestidade, de humanidade, de seriedade e de inocência. Pudemos perceber através da pesquisa que a construção do ethos é uma eficiente estratégia de persuasão do auditório para o qual o discurso é destinado. Logo, o orador constrói uma imagem positiva diante de um público como uma estratégia argumentativa eficiente no alcance da persuasão.
Referências
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. Vol. 35, N.3, p. 20-29, maio-jun. 1995.
MEYER, Michel. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: MEYER, Michel. A retórica. São Paulo: Ática, 2007.
MOSCA, Lineide Salvador. A atualidade da retórica e seus estudos: encontros e desencontros. In: Actas do I Congresso Virtual do Departamento de Literaturas Românicas (Retórica). São Paulo: USP, 2008. Disponível em:
dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/linei002_0.pdf. Acesso em 03 abr. 2019.
PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado de argumentação: a Nova Retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. Ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REBOUL, Oliver. Introdução à Retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SOUZA, Gilton Sampaio de; COSTA, Rosa Leite da. O professor de Letras e o seu discurso: a constituição do ethos de professores do ensino superior. In: Revista Letra Magna. Ano 05, N. 10, p. 1-16, 2009. Disponível em: http://www.letramagna.com/professorletrasdiscurso.pdf]. Acesso em 14 out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).