CANTAR E RIMAR IMAGENS DE SI
CENOGRAFIA E ETHOS EM NARRATIVAS DE RAP EMICIDA
Resumo
À luz da Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (1999, 2016, 2017) e das perspectivas dos estudos enunciativo-discursivos de base sócio-histórica de Dominique Maingueneau (2015, 2018), este estudo investiga a constituição da cenografia e do ethos discursivo, enquanto imagens de si, em narrativas de letras de música. Selecionou-se, como corpus de análise, a letra da obra musical rap, intitulada Triunfo (2008), do cantor e compositor Emicida. Ao analisar tal corpus, sob o viés de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, procurou-se responder às seguintes questões: como se manifesta a cenografia no discurso da letra de canção rap selecionada? Como o ethos constitui-se nessa cenografia? Qual ethos o autor da narrativa rap produz para si? Para a análise, adotou-se, também, como referência, os estudos de Bakhtin (2009, 2011), Freitas et al. (2021), Machado e Mendes (2013), entre outros teóricos. Os resultados da pesquisa apontam que as cenas de enunciação criadas se situam no campo discursivo marginal, cujo enunciador faz uso do tom de protesto e de crítica social e se apropria do imaginário do sujeito marginalizado, negro, poeta do rap, oriundo da periferia urbana, para conferir discursivamente uma imagem positiva de si e apresentar um ethos investido de liderança, credibilidade, empoderamento, insurgência e idoneidade, em contraposição à visão opressora que procura silenciar sua voz e neutralizar sua identidade.
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