As Representações Fílmicas de Vera Silvia Magalhães: Gênero, Testemunho e Resistência

Autores

  • Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo UFT

Palavras-chave:

Literatura do testemunho; gênero; biografia; cinema; luta armada

Resumo

O período de luta armada no Brasil durou de 1968 até 1975, com o propósito de combate a ditadura militar e visando um retorno à democracia no país. Após o término do período armado, posteriormente, houve um profusão de livros memorialístico do gênero literatura do testemunho, como um balanço político dos personagens que empunharam armas. Também, como reflexo desta produção literária houve uma farta produção fílmica que retrataram este momento da história brasileira. Este artigo possui como objetivo principal examinar a representação fílmica da líder guerrilheira Vera Silvia Magalhães nos dois filmes que ela foi retratada, respectivamente nos filmes O que é isso companheiro (1997) e a Memória que me contam (2013). Vera Silvia tornou-se uma figura paradigmática sendo considerada no período da luta armada a musa da esquerda e galvanizando a sua imagem até o tempo presente. Portanto, este artigo trabalha além da literatura e cinema, também, com o enquadramento da memória e da história através do estudo biográfico desta personagem. Para efeitos metodológicos, tratar-se-á de um trabalho qualitativo, pois visa à reconstituição histórica de um período por meio de estudo biográfico e, especialmente, a análise de conteúdo da produção cinematográfica dos filmes realizados.

Biografia do Autor

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, UFT

Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa em 2009. Também, foi professor no curso O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO pela UFRGS. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL), fazendo parte da equipe do Projeto de Investigação de Metodologia de Pesquisa em Ciência Política do Núcleo de Políticas Públicas (NEPU) e como professor docente do PPGCPOL/UFPel. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Está vinculado como prof.º Adjunto em Ciência Política do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Tocantins (UFT). Atualmente, faz parte do PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado com o tema acerca da Literatura do Exílio.Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Ditadura Militar, Partidos Políticos e Literatura Política desenvolvendo pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Reparações do Estado e Memória do Exílio.http://lattes.cnpq.br/2127722292747646

Referências

AARÃO REIS FILHO, Daniel & SÁ, Jair Ferreira de (Org). Imagens da Revolução: Documentos Políticos das Organizações Clandestinas de Esquerda dos anos 1961-1971. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1985.

AARÃO REIS FILHO, Daniel. A revolução faltou ao encontro: os comunistas no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

CARVALHO, Luiz Maklouf. Mulheres que foram à luta armada. São Paulo: Globo, 1998.

FIGUEIREDO, César Alessandro S. A Relação dos PC's com o MDB-PMDB no cenário da transição e as eleições de 1982 no RS. Dissertação de Mestrado PPGCP. 2009

_____________, César Alessandro S. O impacto da crise do socialismo nos Partidos Comunistas no Brasil. Tese de Doutorado PPGCP. UFRGS, 2013.

GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

__________, Fernando. O crepúsculo do macho. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.

GORENDER, Jacob. Combate nas Trevas. A esquerda brasileira: Das ilusões perdidas à Luta Armada. São Paulo: Editora Ática, 1987.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2006.

POLLAK. Michel. Memória, esquecimento, silêncio. In.: Estudos Históricos. Vol2. N.3. Rio de Janeiro. p. 3-15.Vértice. 1989.

ROLLEMBERG, Denise. Exílio: entre raízes e radares. Rio de Janeiro: Record, 1999.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). 2003. História, Memória, Literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003

TAPAJÓS, Renato. Em câmara lenta: romance. Sao Paulo : Alfa-Omega, 1977.


FILMES E DOCUMENTÁRIOS:

O que é isso, companheiro? Bruno Barreto (dir.). Brasil/EUA: Columbia Tristar Pictures. 1 filme (110 min.), son., col. [Four Days in September].1997.


A memória me contam. Lucia Murat (dir). Brasil: Taiga Filmes. In.: http://taigafilmes.com/wp/pt/filmes-realizados/a-memoria-que-me-contam/. 2013.

Downloads

Publicado

2018-01-28

Como Citar

Figueiredo, C. A. S. (2018). As Representações Fílmicas de Vera Silvia Magalhães: Gênero, Testemunho e Resistência. Porto Das Letras, 3(2), 22–42. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4617