ENSINO E FORMAÇÃO DE LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA/INGLÊS

Autores

  • Francisco Saraiva Moreira Júnior Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0004-5999-1790
  • Rubra Pereira de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.%20gifelc.07

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) propõe cinco eixos organizadores para o componente de Língua Inglesa, dentre os quais, o eixo Leitura refere-se às práticas de linguagem que resultam da interação do leitor com o texto escrito e sua multimodalidade. O presente artigo aborda essa temática nos seguintes aspectos: os obstáculos para a constituição e formação de sujeitos leitores em língua inglesa; a importância da leitura de textos literários em caráter midiático em inglês para a fluência e a interculturalidade possível; o papel da leitura na formação de estudantes críticos e autônomos; e o seu uso objetivando a fruição estética. Nesse sentido, apresentamos a biografia e bibliografia de Rupi Kaur, escritora indiana que tem ocupado as páginas das redes sociais na contemporaneidade, chamando a atenção para temas existenciais universais, como amor, autoestima e intensidade juvenil.

Biografia do Autor

Francisco Saraiva Moreira Júnior , Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Letras, com ênfase em Língua Inglesa no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Professor de Inglês na rede estadual de ensino/SEDUC do estado do Tocantins. E-mail: saraivajunior@teachers.org

Rubra Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta responsável pelo componente curricular de Literatura, Leitura e Ensino no PPG- Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. E-mail: rubraaraujo@mail.uft.edu.br

Referências

BONILLA, Juan Miguel Hernández. Em 95% dos artigos científicos, inglês cria ‘ditadura da língua’. Apenas 1% está em português e espanhol. 2021. Disponível em <https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-07-28/em-95-dos-artigos-cientificos-ingles-cria-ditadura-da-lingua-apenas-1-esta-em-portugues-e-espanhol.html.> Acesso em: 26 set. 24.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. 2 ed. Campinas, RJ: Editora da UNICAMP, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRITISH COUNCIL. Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil. São Paulo: British Council Brasil, 2014.

________________. O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira. São Paulo: British Council Brasil, 2015.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6ed. São Paulo: Cortez, 2001.

EF English Proficiency Index. A Ranking of 112 Countries and Regions by English Skills. [s.l.] EF Education First Ltd, 2021.

_______________________. A Ranking of 113 Countries and Regions by English Skills. [s.l.] EF Education First Ltd, 2023.

FERRARI, Marisa Tieman. Inglês, De Olho no Mundo do Trabalho. São Paulo: Scipione, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz & Terra, 2014

KAUR, Rupi. Outros jeitos de usar a boca. São Paulo: Planeta, 2017.

KAUR, Rupi. Meu corpo minha casa. Tradução de Ana Guadalupe. São Paulo: Planeta, 2020.

TORRES, Rosilene Oliveira; ALVES, Rita de Cássia Bezerra. A importância da leitura em língua inglesa. Anais Eletrônicos do IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa, São Cristóvão/SE, UFS, VOL. 4, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Moreira Júnior , F. S., & Araújo, R. P. de. (2024). ENSINO E FORMAÇÃO DE LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA/INGLÊS . Porto Das Letras, 10(Especial), 97–110. https://doi.org/10.20873.24. gifelc.07

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)