Leitura Literária de Imagens Arquetípicas: Um Olhar Multifacetado

Autores

  • Bruna das Mercês Ribeiro Arruda Universidade Federal do Tocantins
  • Rubra Pereira de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.%20gifelc.010

Resumo

A leitura antecede os signos linguísticos e seu sistema, ou seja, vem muito antes da instituição dos idiomas e da oralidade, portanto seria um erro implicar à leitura apenas, com um  olhar delimitado, ler é uma capacidade intrínseca do ser humano, e o seu  resultados estão diretamente influenciados com suas experiências de mundo. Ler-se a palavra dita e a não dita,  com isso, saímos  de uma percepção genérica desses elementos: Texto, palavra e Leitura. Afinal, antes da oralidade e escrita, os seres humanos são inseridos em um mundo visual, lido e compreendido nas representações de uma linguagem não-verbal, neste viés o objetivo desse texto é uma abordagem da leitura arquetípica com simbolos, salientando reflexões das imagens evocadas no  poema: Lua Adversa, da poeta Cecília Meireles e o arcano maior  “A lua”, do tarô de  Marselha, juntas entrelaçando uma leitura carregada de memórias de arquétipos que dialogam com a vida e os dilemas existenciais.

Biografia do Autor

Bruna das Mercês Ribeiro Arruda, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Letras, com ênfase em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Gestora de escola pública municipal de ensino Fundamental I. E-mail: brunautopia@gmail.com

Rubra Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta responsável pelo componente curricular de Literatura, Leitura e Ensino no PPG- Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. E-mail: rubraaraujo@mail.uft.edu.br

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Arruda, B. das M. R., & Araújo, R. P. de. (2024). Leitura Literária de Imagens Arquetípicas: Um Olhar Multifacetado. Porto Das Letras, 10(Especial), 157–172. https://doi.org/10.20873.24. gifelc.010

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