ESCREVIVÊNCIA COLETIVA E TRAÇOS CONTEMPORÂNEOS NA VOZ NARRATIVA DE "BECOS DA MEMÓRIA" DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Idelvânia Gomes de Sousa Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Rubra Pereira de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.%20gifelc.02

Resumo

Este texto analisa a voz do narrador na obra "Becos da Memória", de autoria de Conceição Evaristo. Na obra, várias histórias se entrelaçam, retratando o cotidiano de uma favela prestes a ser demolida em Belo Horizonte. Através de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem crítica, busca-se compreender como a alternância da voz narrativa entre primeira e terceira pessoa contribui para a construção da identidade e representação das personagens em uma perspectiva da escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo. Inicialmente, destaca-se a autora e sua obra como referências na literatura afro-brasileira abordando sua temática sobre a memória coletiva e a vida da comunidade retratada no enredo. Em seguida, contextualiza-se a importância da voz do narrador e sua relevância na transmissão da história e na criação de significados. Logo, conclui-se relacionando o ponto de vista adotado e a voz narrativa como um instrumento de resgate da memória coletiva em uma narrativa polifônica.

Biografia do Autor

Idelvânia Gomes de Sousa Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Letras da Universi­dade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Link do currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4927397253385371.

Rubra Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Professora no Programa de Pos-Graduação em Letras, Câmpus de Porto Nacional, da Universidade Federal do Tocantins. Link do currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2936005889164546

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução Rogério Betonni. 1 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015

CRUZ, Jane Cristina Uma análise da personagem narradora em Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Belo Horizonte, 2016. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Letras.

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. 3ª ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

FREIRE, Paulo. A importância de ler. In: ______. A importância de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

NARRADORES DE JAVÉ. Direção de Eliane Caffé. Rio de Janeiro: RioFilme, 2004. 1 (DVD). 100min.

PEREIRA, Gloria Maria Santiago; SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Subjetividades em trânsito: Identidade, diáspora africana e cultura imaterial. Psicologia &Sociedade. Universidade Católica de Brasília, Brasília/DF, Brasil. Psicologia &Sociedade, 30, e175276. http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30175276

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: ensaios. 2. ed. São Paulo: Rocco, 2002.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. Feminismos plurais. Coordenação: Djamila Ribeiro. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

TACCA, Oscar. As vozes do romance. Trad. Margarida Coutinho Gouveia. Coimbra: Livraria Almedina, 1983.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Ribeiro, I. G. de S., & Araújo, R. P. de. (2024). ESCREVIVÊNCIA COLETIVA E TRAÇOS CONTEMPORÂNEOS NA VOZ NARRATIVA DE "BECOS DA MEMÓRIA" DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Porto Das Letras, 10(Especial), 9–22. https://doi.org/10.20873.24. gifelc.02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)