LEITOR, LEITURA DE MUNDO E LEITURA DA PALAVRA

Autores

  • Márcio Borges Pires Universidade Federal do Tocantins
  • Rubra Pereira de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.gifelc.015

Resumo

A formação de leitores e o protagonismo juvenil são temas relevantes no contexto educacional e social contemporâneos. Essas pautas buscam não apenas o desenvolvimento de habilidades de leitura, mas também conceder aos jovens a criticidade para se tornar agentes ativos na construção de conhecimentos e na transformação social. A formação de leitores é algo além da simples decodificação de textos; envolve o desenvolvimento de competências e habilidades críticas e interpretativas, a capacidade de reflexão, interação e o estímulo à imaginação. Nesse sentido, o protagonismo juvenil refere-se à capacidade dos jovens em tornarem-se autônomos, assumindo papéis de liderança em situações que os rodeiam. Desse modo, esta pesquisa é um recorte de uma dissertação voltada para a formação de leitores, tecendo algumas reflexões sobre a leitura e suas contribuições na formação de sujeitos críticos e reflexivos.

Biografia do Autor

Márcio Borges Pires, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Letras: Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Secretário Municipal de Juventude e Esportes de Tupirama-TO. E-mail: borges.marcio@mail.uft.edu.br

Rubra Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta de Tópicos em Linguística Contemporânea e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura no Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. E-mail: rubraaraujo@mail.uft.edu.br

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Pires, M. B., & Araújo, R. P. de. (2024). LEITOR, LEITURA DE MUNDO E LEITURA DA PALAVRA. Porto Das Letras, 10(Especial), 240–256. https://doi.org/10.20873.24.gifelc.015

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