ESCREVIVÊNCIA COLETIVA E TRAÇOS CONTEMPORÂNEOS NA VOZ NARRATIVA DE "BECOS DA MEMÓRIA" DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores/as

  • Idelvânia Gomes de Sousa Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Rubra Pereira de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.%20gifelc.02

Resumen

Este texto analisa a voz do narrador na obra "Becos da Memória", de autoria de Conceição Evaristo. Na obra, várias histórias se entrelaçam, retratando o cotidiano de uma favela prestes a ser demolida em Belo Horizonte. Através de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem crítica, busca-se compreender como a alternância da voz narrativa entre primeira e terceira pessoa contribui para a construção da identidade e representação das personagens em uma perspectiva da escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo. Inicialmente, destaca-se a autora e sua obra como referências na literatura afro-brasileira abordando sua temática sobre a memória coletiva e a vida da comunidade retratada no enredo. Em seguida, contextualiza-se a importância da voz do narrador e sua relevância na transmissão da história e na criação de significados. Logo, conclui-se relacionando o ponto de vista adotado e a voz narrativa como um instrumento de resgate da memória coletiva em uma narrativa polifônica.

Biografía del autor/a

Idelvânia Gomes de Sousa Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Letras da Universi­dade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Link do currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4927397253385371.

Rubra Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Professora no Programa de Pos-Graduação em Letras, Câmpus de Porto Nacional, da Universidade Federal do Tocantins. Link do currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2936005889164546

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Ribeiro, I. G. de S., & Araújo, R. P. de. (2024). ESCREVIVÊNCIA COLETIVA E TRAÇOS CONTEMPORÂNEOS NA VOZ NARRATIVA DE "BECOS DA MEMÓRIA" DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Porto Das Letras, 10(Especial), 9–22. https://doi.org/10.20873.24. gifelc.02

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