PODER NA FALA DE MULHERES NEGRAS

ESCRITA E RESISTÊNCIA

Autores

  • Francisca Kellyane Cunha Pereira Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Autoria negra; Resistência; Feminismo negro.

Resumo

A presença de mulheres negras na literatura brasileira foi invisibilizada durante muito tempo. Ocupando um espaço de dupla opressão, corpo negro e feminino, foram silenciadas e suas histórias abafadas. Entretanto, com os espaços de discussão sendo ampliados, diversas pensadoras e escritoras negras têm obtido voz, como Grada Kilomba, e Sueli Carneiro. O feminismo negro e as diversas discussões sobre racismo na sociedade brasileira possibilitam o empoderamento e a representatividade de figuras femininas como produtoras de conhecimento e referências para estudos e pesquisas. A partir de conceitos como lugar de fala e “escrevivência”, tornam-se imprescindíveis as discussões raciais e de gênero, partindo do ponto de vista do negro enquanto produtor do conhecimento, não apenas como objeto de estudo. Como arcabouço teórico, utilizaremos os escritos de Lélia Gonzalez (1984), Djamila Ribeiro (2019) e Gayatri Chakravorty Spivak (2010), além de uma breve análise da obra de Conceição Evaristo (2018). Pensar no corpo negro em espaços de formação intelectual, como universidades, é o primeiro passo para a reorganização social e a diminuição das desigualdades entre brancos e negros no Brasil, afinal, não é negando o racismo estrutural em que estamos inseridos que poderemos combatê-lo.

 

Biografia do Autor

Francisca Kellyane Cunha Pereira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2016). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (2018). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras, na Universidade Federal do Ceará. Especialização em andamento em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, na Unilab (CE). É professora de língua portuguesa para alunos de ensino fundamental e médio em escola da rede privada em Feira de Santana. Participa como editora no periódico Entrelaces (UFC). Pesquisa os aspectos de androginia, confluência de masculinidade e feminilidade em personagens de Mia Couto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Português e Espanhol, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana, feminino, masculino e contos.

Referências

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIWAN, Pietra. Raça Pura: Uma história da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.

EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA, Nadilza; SCHNEIDER, Liane (Orgs.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade, diáspora. João Pessoa: Ideia: Editora Universitária - UFPB, 2005, p. 201-212.

_____. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2017.

_____. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes: O legado da raça branca. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 1978.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira, Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244..

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitos, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Pereira, F. K. C. (2021). PODER NA FALA DE MULHERES NEGRAS: ESCRITA E RESISTÊNCIA. Porto Das Letras, 7(3), 259–270. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11052

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política