A disciplina de Saúde Indígena na formação médica dos estudantes da Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave:
Medicina, Saúde indígena, Atenção primária.Resumo
Introdução
A atual população indígena brasileira, segundo dados do IBGE de 2010, é de 896,9 mil indígenas. O choque de culturas, e a própria diferença de concepção do processo saúde-doença, muitas vezes, dificultam as estratégias da atenção primária em saúde nesses povos. Dessa forma, faz-se necessário e urgente preparar os futuros profissionais de saúde para esse atendimento.
Este trabalho tem como finalidade relatar a dinâmica, contribuições e experiências adquiridas durante a disciplina de Saúde Indígena do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Relato de Experiência
A disciplina Saúde Indígena faz parte da grade curricular obrigatória do 7º período do curso de Medicina da UFT, e é organizada em aulas expositivas dentro do Campus da Universidade, e aulas práticas na comunidade Porteira de etnia Xerente localizada no município de Tocantínia.
Durante todo o semestre, foram abordados temas como: distribuição geográfica dos povos indígenas no Brasil; A saúde e a doença do ponto de vista indígena, e suas diferenças sócio-culturais; Os serviços de atenção à saúde (papel da FUNAI e FUNASA); Prevenção e assistência em doenças infecto-contagiosas e crônico-degenerativas; Construção do perfil epidemiológico dos povos indígenas; O papel do Programa de Saúde da Família (PSF).
Discussão
Observou-se durante o semestre, um enriquecimento da ética e do respeito às diferenças sócio-culturais dos povos indígenas. Além disso, pode-se constatar a conquista de habilidades e competências em relação ao conhecimento da Política indígenista do Sistema Único de Saúde.
Conclusão
Dessa forma, é de grande valia a bagagem de experiências adquiridas nesse período, para que os futuros profissionais possam saber como fornecer atendimento aos povos indígenas de acordo com suas particularidades. Espera-se que, com a divulgação deste trabalho, esta prática possa ser disseminada em outros cursos de graduação da medicina.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).