ASSISTÊNCIA EM SAÚDE DURANTE A GESTAÇÃO E O PARTO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo21210

Resumo

Introdução: A dissecção aguda da aorta (DAA) é uma doença fatal de difícil diagnóstico que surge com o rompimento da camada íntima da aorta e a delaminação do vaso, com a formação de uma falsa luz. O D-Dímero (DD) é um subproduto da degradação do fibrinogênio presente na fisiopatologia da DAA e que pode ser mensurado durante a evolução do quadro clínico. Metodologia: Neste intuito, o objetivo do artigo foi avaliar a utilização do DD como biomarcador da DAA. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com base em rígidos critérios de inclusão e exclusão para seleção dos artigos. Resultados: Por meio da busca foram obtidos 479 artigos, dois quais 12 foram analisados. Discussão: Verificou-se que o DD possui altos valores de sensibilidade e baixos de especificidade. Conclusão: Nesse sentido, fica exposto que o melhor uso do DD é destinado ao diagnóstico diferencial da DAA.

Biografia do Autor

Rogério Lucena de Almeida, SECRETARIA DE SAÚDE DO TOCANTINS

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual do Pará -1991.Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Hospitalar do Distrito Federal - 1994/1996.Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO/AMB - 1997.Certificado em área de atuação em Ginecologia e Obstetrícia pelo CBR/FEBRASGO/AMB - 2015. Mestrado Profissional em Ciências da Saúde pela UFT - Universidade Federal do Tocantins - TO - 24/10/2024 . Responsável técnico da empresa Clínica ELLA - 1996 até a presente data. Médico Obstetra do Hospital Regional de Augustinopolis - TO, 2005 até a presente data. Médico Ginecologista-Obstetra da Unimed Sul do Maranhão, 1997 até a presente data. Diretor Técnico do Hospital Regional de Augustinópolis - TO , de Janeiro/2023, até a presente data. Diretor Técnico do Hospital Unimed Maranhão do Sul, de Maio/2024, até a presente data.

Tiago Veloso Neves, CEREST-PALMAS

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Ambiente Organizacional, Saúde e Ergonomia pela Escola Superior Aberta do Brasil. Especialista em Dor pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas(CEULP-ULBRA). É servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, desde 2015, onde atua como técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Municipal de Palmas. Também é docente do curso de Medicina na Afya Faculdade de Ciências Médicas (AFYA - Palmas). Durante a graduação, foi monitor acadêmico duas vezes, respectivamente nas matérias de Anatomia Humana e Cinesiologia e Biomecânica. Também foi monitor/aluno pesquisador do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) por duas edições seguidas, trabalhando em projetos que envolveram, respectivamente, hanseníase e Práticas Integrativas e Complementares. Trabalha com Práticas Integrativas e Complementares desde 2005, especialmente como massoterapeuta e atualmente, enquanto fisioterapeuta, atua como clinico no controle da dor e como Fisioterapeuta Forense, nas funções de Assistente Técnico, Jurisconsulto e Perito Judicial e é Membro Efetivo da Associação Brasileira de Fisioterapia Forense (ABFF). 

José Gerley Díaz Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Possui graduação em Zootecnia - Universidad de La Amazonia (1989), graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2015), graduando em Nutrição pela Universidade Cesumar, mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1994) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1999). Professor titular da Universidade Federal de Tocantins. Atua de forma multi e interdisciplinar nas áreas de ambiente e saúde.

Marta Azevedo dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduada em Psicologia (1990) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1997). Doutora em Psicologia pela Universidade de Sevilla-ES (2003). Professora Associada IV, do quadro de professores da Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de Enfermagem, Nutrição e Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Tem experiência na área da Psicologia, Educação, Educação e Promoção e Saúde e Avaliação de Política Pública. Desenvolve pesquisas na área interdisciplinar nas linhas de Planejamento, Avaliação de Políticas Publicas, Educação e Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador e Educação Permanente. Coordena projeto de Fortalecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua interface com o Plano de DANT (2021-2030), na região Norte e Nordeste, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. https://sites.uft.edu.br/ https://martaazevedosantos.com.br

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Lucena de Almeida, R., Veloso Neves, T., Gerley Díaz Castro, J., & Azevedo dos Santos, M. (2025). ASSISTÊNCIA EM SAÚDE DURANTE A GESTAÇÃO E O PARTO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS. Revista De Patologia Do Tocantins, 25(4). https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo21210