ANÁLISE DA OCORRENCIA DE DOENÇAS DIARREICAS NO PERÍODO DE 2015 A 2020 EM PALMAS-TO

Autores

  • Luis Felipe Mariano Silva UFT
  • Ana Kleiber Pessoa Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Janaina de Sousa Menezes Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n3p120

Resumo

Introdução: As doenças diarreicas agudas (DDAs) são caracterizadas pelo aumento da frequência, quantidade de evacuações e pela diminuição da consistência fecal. as DDAs têm expressiva influência nas taxas de morbimortalidade em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, tornando-se um problema de saúde pública. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a ocorrência de doenças diarreicas na população do município de Palmas-TO entre os anos de 2015 a 2020. Método: Foi realizado um estudo descritivo com dados secundários, no município de Palmas-TO. O estudo foi realizado através da coleta de dados no Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica de Doenças Diarreicas Agudas (SIVEP-DDA) na secretaria estadual de saúde (SES-TO). Resultados: Segundo o SIVEP-DDA, de 2015 a 2020, foram registrados 68.202 casos de doença diarreica aguda em Palmas-TO. A faixa etária de 1 a 4 anos é a que apresenta maior incidência de doenças diarreicas em todos os anos do estudo nas crianças. De 2015 a 2017 a taxa de incidência anual de doenças diarreicas no município por mil habitantes ficou acima das taxas estadual e nacional. O ano de 2016 se destacou negativamente pois nesse período a incidência municipal superou a estadual e nacional em 95% e 203%, respectivamente. O sistema de informações hospitalares (SIH) durante o período estudado registrou 693 internações por diarreias e outras infecções de origem presumível. Essas internações representaram um custo total de R$ 248.246,81. Conclusão: Os números reais de casos de doenças diarreicas no município de Palmas-TO, supostamente, encontram-se subnotificados, principalmente no ano de 2020 devido a pandemia de COVID-19. O número de casos em crianças de 1 a 4 foi expressivo. O estudo teve uma barreira para identificar os casos de DDAs em idosos. Os números do SIH sobre as internações de pacientes com diarreia divergem do SIVEP-DDA afetando o cálculo real dos custos.

Biografia do Autor

Ana Kleiber Pessoa Borges, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura e Bacharelado) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (1998), neste período foi bolsista de iniciação científica do CNPq, mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) com bolsa da FAPESP e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e bolsa da CAPES e financiamento à pesquisa pela FAPESP. Tem experiência multidisciplinar nas áreas: Biologia Molecular, Biologia Molecular de Microrganismos, Microbiologia Aplicada, Microbiologia Médica e Geral, Citologia e Patologia. Foi professora substituta: na UNESP/Rio Claro, SP (2005) na disciplina de Microbiologia para Engenharia Ambiental e na UFT de Porto Nacional, TO (2007) nas disciplinas: Laboratório de Ensino de Biologia e Genética, Biologia Geral e Molecular (EAD e Presencial) e Genética. E na Pós-graduação Lato Sensu no ITOP/PALMAS, TO: Metodologia e Elaboração de Projetos (2008). Ganhou prêmio em Biotecnologia Ambiental Social pela Fundação Banco do Brasil. Atualmente é professora com Dedicação Exclusiva na UFT no Colegiado de Enfermagem nas disciplinas: Biologia Molecular, Processos Patológicos Gerais e Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC2) e pesquisadora na UFT com as linhas de Pesquisas em: I) Biologia Molecular de Microrganismos; II) Metagenômica; III) Saúde Ambiental (IRAs); IV) Microbiologia Médica: Micoses em crianças; V) Tratamentos de Feridas; VI) Microbiologia do solo, ar e água; dentre outras; e participa de Projetos Científicos em parceria UFT e CENA/USP/Piracicaba, SP e CEA/UNESP/Rio Claro, SP. Orientou e publicou vários projetos científicos na área de ciências biológicas e ciências da saúde. E revisora técnica das Revistas: Holos Environmental e Alimentos e Nutrição. Possui proficiências nos idiomas e com certificados: Português, Espanhol, Inglês, Francês e Japonês. Trabalho na UFT/Palmas (Universidade Federal do Tocantins) DE (Dedicação Exclusiva) no Curso de Enfermagem como Profa Adjunta IV, Professora do Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde, UFT, Palmas, TO.

Janaina de Sousa Menezes, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2006) Especialização em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Goiás (2010) e MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela Unitins (2014). Mestrado Profissional em Saúde Coletiva com concentração em Epidemiologia em Serviços de Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente trabalha como consultora técnica no Grupo Técnico das Doenças de Transmissão Hídria e Alimentar da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

Mariano Silva, L. F., Pessoa Borges, A. K., & de Sousa Menezes, J. . (2021). ANÁLISE DA OCORRENCIA DE DOENÇAS DIARREICAS NO PERÍODO DE 2015 A 2020 EM PALMAS-TO. Revista De Patologia Do Tocantins, 8(3), 120–124. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n3p120