INCORPORAÇÃO DE UM APLICATIVO DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo16558

Resumo

Estudo que objetivou analisar a percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre a implantação e o uso de um aplicativo web utilizado para a notificação e acompanhamento de agravos de notificação compulsória em âmbito municipal. Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisadas pelo método de análise de conteúdo. A análise resultou nas categorias: processo de implantação e uso atual; disponibilidade da informação na atenção primária: potencialidades para o cuidado e vigilância no território; e fragilidades, comunicação e suporte. O nível de informatização da rede e a sistematização de um processo de rotina dos trabalhadores mostraram-se como fatores facilitadores da incorporação do aplicativo. A não familiarização com o processo de notificação, a dificuldade com o uso de computadores e internet, falhas na oferta de capacitação, problemas em infraestrutura de rede e instabilidade do aplicativo foram identificadas como entraves.

Biografia do Autor

Jonatas Bezerra Tavares, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Enfermeiro Sanitarista. Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Saúde Coletiva na modalidade residência em saúde FESP-Palmas/TO. Atuou como Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da FESP-Palmas/TO. Atuou como Enfermeiro da UTI do Hospital Estadual de Combate à COVID - HECC/TO, onde foi presidente da comissão de investigação de óbitos. Atuou como Preceptor do Internato do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. Foi diretor do Departamento Científico de Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Tocantins. É membro do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais (OPTE) da Universidade Federal do Tocantins, onde desenvolve o estudo Cartografia e Epidemiologia do Tocantins junto à FAPTO e SESAU-TO. Está como Conselheiro Municipal de Saúde de Cametá. Atuou como Coordenador Municipal da Rede de Urgência e Emergência e na Chefia da Divisão de Vigilância Epidemiológica na Secretaria Municipal de Cametá -PA. Atualmente é treinando do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS nível avançado (EpiSUS Avançado). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Atenção Primária e Vigilância em Saúde e Redes de Atenção à Saúde.

Benedita Rafaela Barreiros, Secretaria Municipal de Saúde de Cametá-Pará

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em Saúde Mental na modalidade Residência em Saúde pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/CEULP/ULBRA - Tocantins. É Chefe da Divisão de Saúde da Família na Secretaria Municipal de Saúde de Cametá-Pará, onde também coordenou o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e fez parte do Comitê Técnico gestor da Secretaria. Atua com ênfase nas áreas de Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde e Educação Permanente em Saúde.

Nadja Figueiredo, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas-Tocantins

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2006); Especialista no Programa Saúde da Família (2009); Especialista em Enfermagem do Trabalho (2011), Especialista em Preceptoria no SUS (2016); Especialista em Vigilância em Saúde (2017); Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Atua como Coordenadora do Grupo Condutor de Oncologia na Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde sob regime de concurso público; Atua no Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Sede/SESAU no Tocantins. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no município de Palmas. Membro da Comissão de Avaliação de Projetos e Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas. Tutora do Curso de Especialização de Saúde Pública do ETSUS/TO. Experiência como enfermeira do trabalho na instituição FIETO/SESI-Gurupi por dois anos. Atua como pesquisadora da SEMUS/Palmas e orientadora dos trabalhos de conclusão de curso dos programas de residência. Tem o perfil de competência na área de Saúde Coletiva e Atenção à Saúde, com ênfase na Gestão, Educação, Assistência e Vigilância em Saúde. Possui experiências com a docência em cursos técnicos da saúde, e com a assistência no serviço hospitalar.

Downloads

Publicado

2024-10-26

Como Citar

Bezerra Tavares, J., Barreiros, B. R. S., & de Oliveira Figueiredo de Sousa, N. (2024). INCORPORAÇÃO DE UM APLICATIVO DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE . Revista De Patologia Do Tocantins, 11(1). https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo16558

Edição

Seção

Artigos Originais