IMPACTOS DO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO PARA O ENSINO E FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p130Resumo
RESUMO
Quais são os impactos da informatização para o ensino e funcionamento dos serviços em saúde no Brasil? Partindo desse questionamento, o objetivo desse artigo é identificar e discutir os principais impactos decorrentes da informatização para o ensino e prestação dos serviços em saúde. Para isso, foram descritas e interpretadas experiências vividas por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas-TO, que cursaram as disciplinas de Saúde da Família I e Telessaúde. Como metodologia foi utilizada um estudo descritivo do tipo relato de experiência a partir das aulas assistidas pelos acadêmicos, tanto na universidade quanto no Centro de Saúde da Comunidade Francisco Júnior, situado na quadra 403 Sul, em Palmas. Os resultados obtidos apontaram para impactos positivos do uso de tecnologias, seja na educação, o qual permite potencializar o acesso à formação continuada dos profissionais de saúde, o Telessaúde é exemplo; assim como nos serviços de saúde, os quais são aperfeiçoados, permitindo a humanização e eficiência do atendimento aos pacientes. O estudo também permitiu evidenciar a necessidade de uma maior capacitação dos trabalhadores da saúde para sua integração à era informatizada, visto que o acesso aos sistemas eletrônicos em saúde ainda não cobre todo o país.
Palavras- Chave: Informatização. Impactos. Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).