CIBERVÍDEOS E MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇAO ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p231

Palavras-chave:

Cibervídeos, Multiletramentos, Pesquisa-formação na Cibercultura, Educação Online

Resumo

Pensando a partir das análises sobre multiletramentos, buscamos aprofundar conhecimentos a respeito dos vídeos na cibercultura, tendo como base a Educação Online. Em estudo exploratório, seis cibervídeos foram mapeados e serão abordados ao longo do texto: hipervídeo, microvídeo, videoaula, videoconferência, vídeo volátil e webinar. O objetivo principal é entrelaçar os cibervídeos com as produções, as teorias e as narrativas dos praticantes ciberculturais que emergiram de uma Oficina de Produção de Cibervídeos. O método para investigação foi a Pesquisa-formação na cibercultura, desenvolvida na graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O esforço em conversar com os dados oriundos do campo nos conduziu às seguintes noções subsunçoras: “videodocência” e “ciberexperiência audiovisual”. 

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Biografia do Autor

Edméa Santos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Pós-doutora pela Universidade Aberta de Portugal-UAB. Doutorado e Mestrado em Educação pela UFBA, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ – Líder do Gpdoc – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. www.docenciaonline.pro.br; E-mail: edmeabaiana@gmail.com.

Vivian Martins

Mestre em Educação (PROPED/UERJ), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), Graduada em Pedagogia (UERJ). Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). E-mail: vivian.martinst@gmail.com.

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

SANTOS, Edméa; MARTINS, Vivian. CIBERVÍDEOS E MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇAO ONLINE. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 231–262, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p231. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5619. Acesso em: 24 abr. 2024.