JORNAL COMÉRCIO DO AMAZONAS E A CONSTRUÇÃO DO ACONTECIMENTO: as representações sobre o governo da Bolívia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p155

Palavras-chave:

Jornalismo, Acontecimento, Comércio do Amazonas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar, a partir das edições do jornal Comércio do Amazonas, de 1899, a construção de acontecimento midiático. No cotidiano, a imprensa produz uma visão de mundo que atende ao que aqui chamamos de campanha, ou seja, estratégia discursiva subordinada aos anseios de uma elite político-econômica e a determinados fins pré-estabelecidos, como a manutenção ou ascensão ao poder de grupos. No caso estudado, a partir das publicações do diário amazonense, foi se construindo representações “negativas” de agentes do Governo da Bolívia com a finalidade de desconstruir suas imagens perante a opinião pública brasileira e evitar que eles ocupassem os rios Acre, Iaco e Purus, onde hoje é o estado do Acre. Os autores usados para fundamentar os estudos são Michel Foucault, Patrick Charaudeau, Teun Van Dijk, Walter Lippman e Nelson Traquina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Maria Modesto Mendes, Universidade Federal do Acre

Professora Doutora do Programa de Mestrado em Letras e do curso de Graduação em Jornalismo na Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo e Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Letras (UFAC). E-mail: franciellemodesto@gmail.com

Gilberto Mendes da Silveira Lobo, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela mesma instituição. E-mail: posletras.ufac@gmail.com.

Referências

BEZERRA, Maria José. Invenções do Acre: de território a estado - um olhar

social. 2006. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia,

Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em:

< www.teses.usp.br/disponives/8/8138/tde-11072007-105457/ >. Acesso em: 10

fev. 2016.

CHARADEAU, Patrick. Discurso e mídia. São Paulo: Contexto, 2006.

DIJK, Teun A.van. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2007.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 15. ed. São Paulo: Loyola, 1997.

LIPPMANN, Walter. La opinión pública. Madrid: Langre, 2003.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são.

Florianópolis: Insular, 2.ed. 2005.

VOGEL, Daisi Irmgard. Sobre Foucault e jornalismo. Revista Verso e Reverso, v.

, n. 53, 2009. Disponível em:

.

Acesso em: 12 out. 2015.

Publicado

2016-12-25

Como Citar

MENDES, Francielle Maria Modesto; LOBO, Gilberto Mendes da Silveira. JORNAL COMÉRCIO DO AMAZONAS E A CONSTRUÇÃO DO ACONTECIMENTO: as representações sobre o governo da Bolívia. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 5, p. 155–176, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p155. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3049. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático