FISSURAR A EDUCAÇÃO POR ENTRE ESCRITA DERIVA...

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p89

Mots-clés :

Educação, Linguagem, Escrita

Résumé

Uma escrita e uma educação que apresentem digressão e apostem na criação de palavras, de uma escrita singular; um entretecer e entremear e entrever planos gerados por encontros e forças que possam compor outros chãos para a educação por meio de uma escrita-deriva, como aquilo que resiste e inventa um povo por vir. Para isso é necessário gaguejar a linguagem, as palavras, a sintaxe e fazer linhas de fuga, percorrendo o meio, as margens, sem o horror das descertezas, das ausências, dos vazios, nos intervalos fazendo variar a educação representacional. Com Deleuze, tomar da arte aquilo que resiste, e resistir educação por um estilo de escrita. Explorar na arte o conceito de resistência e fazer conexões com a escrita singular.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Linguagem; Escrita.

 

 

ABSTRACT

A writing and an education that presents digression and bet on the creation of words, of a singular writing; An interweaving and intermingling and glimpsing plans generated by encounters and forces that can compose other grounds for education through a writing-drift, as that which resists and invents a people to come. For this it is necessary to stutter language, words, syntax and make escape lines, traversing the middle, the margins, without the horror of the uncertainties, the absences, the voids, in the intervals making representational education vary. With Deleuze, take from art what resists, and resist education by a style of writing. Explore in art the concept of resistance and make connections with singular writing.

 

KEYWORDS: Education; Language; Writing.

 

 

RESUMEN

Escrita y una enseñanza, que han recorrido y el interés en la creación de palabras, una escritura singular; uno planes de tejido y entretejen y vislumbrar generados por las reuniones y las fuerzas que pueden componer otros motivos de la educación a través de una escritura derivan, como la que se resiste y se inventa un pueblo del futuro. Esto requiere el lenguaje tartamudeo, las palabras, la sintaxis y escapan líneas, cubriendo el medio ambiente, los bancos, sin el horror de descertezas, de ausencias, el vacío, los intervalos variables de educación representacional. Con Deleuze, llevar el arte que resistir, resistir y educación para un estilo de escritura. Explora la técnica, el concepto de resistencia y hacer conexiones con la escritura singular.

 

PALABRAS CLAVE: Educación; Linguaje; Escritura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2010), atua na área de: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO (FE - Unicamp) e do grupo CNPq “multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações” (Labjor e F.E/Unicamp; DEDU/Uefs; Dpto de Filosofia/UFRN). Participa do projeto de pesquisa "In-ventos por entre áfricas, literaturas e imagens" e coordena o Grupo de estudos RITMOS: Estética no Cotidiano Escolar. Participa do “Coletivo Fabulografias” como membro da equipe executora, na criação e montagem de exposições. Desenvolve projetos de pesquisa e é professora pesquisadora da Universidade de Sorocaba - UNISO. E-mail: alda.romaguera@prof.uniso.br

Maria dos Remédios de Brito, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia e em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e pós-graduação do mesmo Instituto.  E-mail: mrdbrito@hotmail.com

Références

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. trad. Antônio Guerreiro, Lisboa, Presença, (1993a).

AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. Paris: Hoëbeke, 1998.

ALMEIDA, Julia. Estudos Deleuzeanos da Linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

AMORIM, Antonio Carlos R. de. “Duração: currículo≠refrão≠repetição≠imaginação”, Educação Temática Digital (ETD), 9, 324-331, 2008.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. trad. Antonio de Pádua Danesi, São Paulo, Martins Fontes, 2001.

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 1994.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 2006.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas - A infância. São Paulo: Planeta, 2007.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2004.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2006.

DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 2008.

DURAS, M. O amante. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. Trad. José Gabriel Cunha. Lisboa: Relógio D’àgua, 2004.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DELEUZE, Gilles. Foucault, trad. Claudia Sant'Anna Martins, São Paulo, Brasiliense, 1988.

DELEUZE, Gilles. “Imanência: uma vida”, In Revista Educação e Realidade 27, 2, 10-7, 2002.

DELEUZE, Gilles. & GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia. Trad. Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed.34, 1992.

DELEUZE, Gilles. & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1, trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa, São Paulo, Ed. 34, 1995.

DELEUZE, Gilles. & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 3, trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik, São Paulo, Ed. 34, 1996.

LINS, Daniel. A Escrita Rizomática. Revista Polichinello n. 10- Por Uma Escrita Rizomática, 20 jun 2012. Disponível em: https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/07/18/a-escrita-rizomatica-daniel-lins/ Acessado em março de 2017.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. trad. Mário da Silva, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível – estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2012.

ROLNIK, Suely y GUATTARI, Félix. Micropolítica. Cartografias del deseo. Madrid: Traficantes de Sueños, 2006. Disponível em: http://monoskop.org/File:Guattari_Felix_Rolnik_Suely_Micropolitica_Cartografias_del_deseo.pdf Acessado em: março de 2014.

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini. Vida e arte e educação e(m) criações. Tese de doutorado orientada por Antonio Carlos Amorim, FE/UNICAMP, defendida em 24/11/2010.

SALOMÃO, Wally. Hélio Oticica: qual é o parangolé? E outros escritos. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

SERGUILHA, Luís. Kalahari São Paulo: Editora Ofício das Palavras, 2013.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2004.

Publié-e

2018-01-01

Comment citer

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini; BRITO, Maria dos Remédios de. FISSURAR A EDUCAÇÃO POR ENTRE ESCRITA DERIVA... Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 89–114, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p89. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4311. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático