FISSURAR A EDUCAÇÃO POR ENTRE ESCRITA DERIVA...

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p89

Mots-clés :

Educação, Linguagem, Escrita

Résumé

Uma escrita e uma educação que apresentem digressão e apostem na criação de palavras, de uma escrita singular; um entretecer e entremear e entrever planos gerados por encontros e forças que possam compor outros chãos para a educação por meio de uma escrita-deriva, como aquilo que resiste e inventa um povo por vir. Para isso é necessário gaguejar a linguagem, as palavras, a sintaxe e fazer linhas de fuga, percorrendo o meio, as margens, sem o horror das descertezas, das ausências, dos vazios, nos intervalos fazendo variar a educação representacional. Com Deleuze, tomar da arte aquilo que resiste, e resistir educação por um estilo de escrita. Explorar na arte o conceito de resistência e fazer conexões com a escrita singular.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Linguagem; Escrita.

 

 

ABSTRACT

A writing and an education that presents digression and bet on the creation of words, of a singular writing; An interweaving and intermingling and glimpsing plans generated by encounters and forces that can compose other grounds for education through a writing-drift, as that which resists and invents a people to come. For this it is necessary to stutter language, words, syntax and make escape lines, traversing the middle, the margins, without the horror of the uncertainties, the absences, the voids, in the intervals making representational education vary. With Deleuze, take from art what resists, and resist education by a style of writing. Explore in art the concept of resistance and make connections with singular writing.

 

KEYWORDS: Education; Language; Writing.

 

 

RESUMEN

Escrita y una enseñanza, que han recorrido y el interés en la creación de palabras, una escritura singular; uno planes de tejido y entretejen y vislumbrar generados por las reuniones y las fuerzas que pueden componer otros motivos de la educación a través de una escritura derivan, como la que se resiste y se inventa un pueblo del futuro. Esto requiere el lenguaje tartamudeo, las palabras, la sintaxis y escapan líneas, cubriendo el medio ambiente, los bancos, sin el horror de descertezas, de ausencias, el vacío, los intervalos variables de educación representacional. Con Deleuze, llevar el arte que resistir, resistir y educación para un estilo de escritura. Explora la técnica, el concepto de resistencia y hacer conexiones con la escritura singular.

 

PALABRAS CLAVE: Educación; Linguaje; Escritura.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2010), atua na área de: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO (FE - Unicamp) e do grupo CNPq “multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações” (Labjor e F.E/Unicamp; DEDU/Uefs; Dpto de Filosofia/UFRN). Participa do projeto de pesquisa "In-ventos por entre áfricas, literaturas e imagens" e coordena o Grupo de estudos RITMOS: Estética no Cotidiano Escolar. Participa do “Coletivo Fabulografias” como membro da equipe executora, na criação e montagem de exposições. Desenvolve projetos de pesquisa e é professora pesquisadora da Universidade de Sorocaba - UNISO. E-mail: alda.romaguera@prof.uniso.br

Maria dos Remédios de Brito, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia e em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e pós-graduação do mesmo Instituto.  E-mail: mrdbrito@hotmail.com

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Publié-e

2018-01-01

Comment citer

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini; BRITO, Maria dos Remédios de. FISSURAR A EDUCAÇÃO POR ENTRE ESCRITA DERIVA... Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 89–114, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p89. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4311. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático