HISTÓRIA ORAL ENTRE REFLEXÕES E MEMÓRIAS: Revisitando o percurso de Antônio Torres Montenegro e suas trilhas metodológicas do fazer historiográfico
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p426Mots-clés :
entrevista, Comunicação, Jornalismo, Educação, HistóriaRésumé
Entrevista realizada em 07 de abril de 2016, com o historiador Antônio Torres Montenegro, professor Titular de História do Brasil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), referência nos estudos em história oral no Brasil.
Antônio Torres Montenegro pesquisador pernambucano de reconhecida atuação no uso da metodologia da história oral. Seus estudos acerca das relações entre a história e memória, teoria da história e lutas políticas no âmbito da História do Brasil Contemporâneo têm ressonâncias nacionais e internacionais. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 1974), mestre e doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1983/1991), realizou seu estágio pós-doutoral na State University of New York - Stony Brook (2000) e na Universidade Federal Fluminense (UFF, 2016). Ao longo de sua carreira acadêmica, no campo da história, publicou inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais, organizou e/ou publicou vários livros e capítulos de livros. Participou de aproximadamente 100 bancas de defesas de dissertações e teses e de inúmeros eventos acadêmicos regionais, nacionais e internacionais. Atua do Conselho Editorial de importantes periódicos nacionais na área de história, a exemplo Territórios e Fronteiras do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) da Revista História Oral da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) da Revista Tempo do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre outras.
Téléchargements
Références
Sem referências
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.