¿CÓMO PUEDEN LAS UNIVERSIDADES SEGUIR EL RITMO DE LAS INNOVACIONES EN EL PERIODISMO DE TELEVISIÓN BRASILEÑA?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p692Palabras clave:
Telejornalismo, Jornalismo, ComunicaçãoResumen
Este artículo es parte de una investigación desarrollada a nivel de maestría y busca presentar propuestas de actividades que promueven el aprendizaje de las noticias de televisión ya que el contexto actual de las innovaciones tecnológicas y no tecnológicas realizadas en el periodismo de la televisión brasileña. Esto es en el supuesto de que las innovaciones se están produciendo cada vez más acelerado camino y que las universidades necesidad de ampliar las posibilidades de educación para los futuros periodistas que llegan al mercado de trabajo con un amplio conocimiento teórico y práctico, no sólo técnico, sino los procesos producción de imágenes que cambian constantemente como resultado de las innovaciones.
PALABRAS CLAVE: Periodismo television; de innovación; de salud, de producción, de imagen.
Descargas
Citas
BARROS, Marcello Guimarães. História das Telecomunicações. Maceió: Edições Catavento, 2006.
BRASIL, Antonio; EMERIM, Cárlida. Por um modelo de análise para os telejornais universitários.Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico metodológicos, 2011.
CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. (Orgs.). Jornalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: Livros LabCom, 2015.
CAREY, James W.. Communication as culture: essays on media and society. New York: Routledge, 2009.
CORREIA, Paulo Cruz. Inovação como ponto de referência para a atual empresa competitiva. RACRE - Revista de Administração, Esp. Sto. do Pinhal- SP, v.14, n. 18, jan./dez, 2014.
DALCOMUNI, Sônia Maria. Nanotecnologia, inovação e economia: interpelações fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Texto elaborado para apresentação no IV seminário internacional “Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente”, São Paulo. Mimeo, 2005.
DOSI, G. The nature of the innovative process. In:_______. Technical change and economic theory. London: Printer Publish, 1988.
HYERLE, D.. Thinking Maps: Visual Tools for Activating Habits of Mind. In: COSTA, Arthur L. KALLICK, Bena. Learning and leading with habite of mind: 16 essential characteristics for sucess. Alexandria: Association for Supervision and Corriculum Development, 2009. p. 149-174.
JOHNSON, Mark; , George Lakoff. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980. 276 p.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KOULOPOULOS, Thomas. Inovação com resultado: o olhar além do óbvio. São Paulo: Editora Gente/Editora SECAC São Paulo, 2011.
LEOPOLDSEDER, Hannes. Ten indications of an emerging computer culture. In: DRUCKREY, T (ed.) Ars Eletronica: Facing the future. A survey os two decades. Cambridge. Mit Press. 1999, p.67-68.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação. 7 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
MEDITSCH, Eduardo. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v.1, n.1, p.41-62, abr./jul. 2007.
NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
RIGONATTO, Marcelo. Progressão Geométrica. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/progressao-geometrica.htm>. Acesso em: 20 de mar. de 2017.
RUIZ, Roberto. O Telefone, uma das mais simples e fabulosas criações do engenho humano. Celta Editora e Publicidade, 1973. Edição comemorativa do 50o aniversário de fundação da Companhia Telefônica Brasileira.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura; São Paulo: Paulus, 2003.
___________, Lucia. Novos desafios da comunicação. Lumina - Facom/UFJF, Juiz de Fora, v.4, n.1, p.1-10, jan/jun 2001.
SUBTIL, Filipa. Tecnologia, economia e política: o telégrafo como antecessor da Internet. Estudos em Comunicação, Lisboa, v.15, Esp. p.25-40, Maio de 2014.
TOURINHO, Carlos Alberto Moreira. Inovação no Telejornalismo: O que você vai ver a seguir. Vitória: EspaçoLivros, 2009. 306p.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.