COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44ptPalavras-chave:
Comunicação da ciência, Públicos, redes sociais, Comunicação Pública da CiênciaResumo
Este artigo reflete experiências de dois projetos que comunicam ciência. 1)Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brasil e 2) Laboratório de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. A partir da pesquisa documental e preceitos da etnografia virtual, são analisados os perfis do Instagram de ambos os projetos. A questão problema que motiva este estudo é a seguinte: De que forma é possível comunicar a ciência para alcançar públicos diversos? Entre os resultados, destacamos que os eventos presenciais mobilizam mais estudantes e docentes nos perfis institucionais de plataformas de redes sociais digitais.
Downloads
Referências
BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In Duarte, J (Ed.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público São Paulo: Atlas, pp. 2–33, 2007.
BUENO, W. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15, 2010.
DUARTE, J (Ed.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público, São Paulo: Atlas, 2007.
ESCOBAR, H. Dados mostram que ciência brasileira é resiliente, mas está no limite. Jornal da USP, 11 de junho de 2021.
FIOLHAIS, C. Ciência em 2023. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023.
FRAGOSO, S. RECUERO,R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GARCIA, R. Produção científica brasileira caiu 7,4% no ano passado, a maior queda entre 51 países. Rio de Janeiro, O Globo, 24 de julho de 2023.
GRADIM, A.; MORAIS,R. Anões aos ombros de gigantes: desafios contemporâneos na comunicação de ciência. Lisboa: Livros Horizonte, 2016.
MANSO, B. L. de C. A comunicação pública da ciência à luz da ciência aberta: Repensando o cidadão como sujeito informacional [Apresentação de conferência]. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, João Pessoa, Brasil. (2015, 26–30 de outubro).
MASSARANI, L ; OLIVEIRA, T. de . Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina. Journal of Science Communication - América Latina, v. 6, p. E, 2023.
MASSUCHIN, M. G.; QUADROS, C. I;.IOSCOTE, F.; OLIVEIRA, P. A. Comunicação pública na teoria e na empiria: aspectos da produção brasileira recente. Anais do 32 Encontro Anual da Compós, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 03 a 07 de julho de 2023.
MATOS, H. A comunicação pública na perspectiva da teoria do reconhecimento. In M. M. K. Kunsch (Ed.), Comunicação pública, sociedade e cidadania. Difusão Editora, 2011,pp 39-59.
OCTI. Boletim anual, v.3 (jun. 2023). Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2023.
OLIVEIRA, T. M. de. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. Matrizes, 12(3), pp. 101-126, 2018.
PORTODATA. Estatística sobre Portugal e Europa: PIB. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023.
QUADROS, C. I.; RIBEIRO, R. R.; GOEDERT Melo, P.; KOHLS, C. D. Participação, Cidadania e Ciência: A Experiência do Pergunte aos Cientistas da Agência Escola Universidade Federal do Paraná. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(2), 81–98, 2022.
QUADROS, C. I.; GRADIM, A. O combate contra a desinformação: Um dos principais desafios dos comunicadores de ciência no Brasil e em Portugal. III Jornadas de Comunicação, Coimbra, 2023.
Recomendação da UNESCO sobre ciência aberta, novembro, 2021.
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por
Relatório da Comissão Europeia. Primeiro relatório bienal sobre a implementação sobre a abordagem global da investigação e inovação. Bruxelas, 29 de junho de 2023.
Relatório de Personas da Agência Escola. Curitiba, 2023.
REPÓRTER BRASIL. “A ciência voltou” e terá investimento de R$100 bi em quatro anos. Repórter Brasil, 12 de julho de 2023.
SOBRAL, F.; KLEBIS, D. Projeto para um novo Brasil. Cadernos SBPC, edição 2022.
WE ARE SOCIAL. The changing world of digital in 2023. https://wearesocial.com/uk/blog/2023/01/the-changing-world-of-digital-in-2023
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Observatório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.