COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt

Palavras-chave:

Comunicação da ciência, Públicos, redes sociais, Comunicação Pública da Ciência

Resumo

Este artigo reflete experiências de dois projetos que comunicam ciência. 1)Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brasil e 2) Laboratório de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. A partir da pesquisa documental e preceitos da etnografia virtual,  são analisados os perfis do Instagram de ambos os projetos. A questão problema que motiva este estudo é a seguinte: De que forma é possível comunicar a ciência para alcançar públicos diversos? Entre os resultados, destacamos que os eventos presenciais mobilizam mais estudantes e docentes nos perfis institucionais de plataformas de redes sociais digitais.  

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Biografia do Autor

Claudia Irene de Quadros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação pela Universidade de La Laguna, formada em Jornalismo e Relações Públicas pela UFPR. Professora permanente do PPGCOM-UFPR.

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, relações públicas pela UEL. Professora permanente do PPGCOM-UFPR,

Anabela Gradim, Universidade Beira Interior

Doutora em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UBI, formada em Filosofia pela Universidade do Porto.  Professora do PPGCOM da Universidade Beira Interior (UBI). 

Aline Grupillo, Universidade Beira Interior

Doutoranda em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UFF e jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

QUADROS, Claudia Irene de; RIBEIRO, Regiane Regina; GRADIM, Anabela; GRUPILLO, Aline. COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI). Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a44pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783. Acesso em: 29 abr. 2024.