A RECONCILIAÇÃO FORMAL ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO PRAGMÁTICA

Autores

  • José Oto Konzen Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p346

Palavras-chave:

John Dewey, Richard Rorty, teoria e prática

Resumo

O texto apresenta uma crítica a estrutura lógica do empreendimento pragmático ao problematizá-lo histórica e filosoficamente. Parte da constatação de que ao longo das últimas décadas, na cultura contemporânea de um modo geral e na cultura educacional de modo particular, vem se afirmando um crescente desprestígio em relação à teoria e um apelo à valorização da prática, bem caracterizado pelo uso de expressões do tipo “para que serve a teoria?”, “na prática, a teoria é outra!" e “mais vale a prática que a gramática!”. A análise é desenvolvida a partir do diálogo com dois autores da tradição pragmática e neopragmática americana: o projeto filosófico-educativo de John Dewey, e de maneira complementar, com Richard Rorty, que radicaliza o posicionamento pragmático mediante a absolutização da contingência histórica, de forma que a principal função da filosofia resulta em crítica aos princípios e às categorias filosóficas remanescentes na cultura.

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Biografia do Autor

José Oto Konzen, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Filosofia pela UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul). Mestre em Educação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E-mail: Jose.konzen@uffs.edu.br.

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

KONZEN, José Oto. A RECONCILIAÇÃO FORMAL ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO PRAGMÁTICA. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 346–390, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p346. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5126. Acesso em: 27 abr. 2024.