A RECONCILIAÇÃO FORMAL ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO PRAGMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p346Palavras-chave:
John Dewey, Richard Rorty, teoria e práticaResumo
O texto apresenta uma crítica a estrutura lógica do empreendimento pragmático ao problematizá-lo histórica e filosoficamente. Parte da constatação de que ao longo das últimas décadas, na cultura contemporânea de um modo geral e na cultura educacional de modo particular, vem se afirmando um crescente desprestígio em relação à teoria e um apelo à valorização da prática, bem caracterizado pelo uso de expressões do tipo “para que serve a teoria?”, “na prática, a teoria é outra!" e “mais vale a prática que a gramática!”. A análise é desenvolvida a partir do diálogo com dois autores da tradição pragmática e neopragmática americana: o projeto filosófico-educativo de John Dewey, e de maneira complementar, com Richard Rorty, que radicaliza o posicionamento pragmático mediante a absolutização da contingência histórica, de forma que a principal função da filosofia resulta em crítica aos princípios e às categorias filosóficas remanescentes na cultura.
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