COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um modelo para análise situacional na perspectiva da teoria da comunicação integrada e da análise de redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p502

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional Integrada; Comunicação Pública; Análise de Redes Sociais.

Resumo

Esse artigo apresenta um modelo para análise situacional da comunicação integrada em uma Universidade pública fundamentado na perspectiva da Teoria da Comunicação Organizacional Integrada e da Análise de Redes Sociais. O modelo proposto comporta conceitos, finalidades e procedimentos para o aprimoramento dos processos da comunicação organizacional deste tipo de organização pública. Trata-se de um estudo teórico, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica que considera as especificidades da comunicação pública, tomando como parâmetro de referência um composto da comunicação organizacional integrada em uma Universidade pública, formado por três dimensões: Comunicação Institucional, Comunicação Interna e Comunicação Relacional, o qual é adaptado do composto desenvolvido por Kunsch (2003).

 

PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Organizacional Integrada; Comunicação Pública; Análise de Redes Sociais.

 

 

ABSTRACT

This article presents a model for situational analysis of integrated communication in a public university based on the perspective of the Theory of Integrated Organizational Communication and Analysis of Social Networks. The proposed model includes concepts, purposes and procedures for the improvement of organizational communication processes of this type of public organization. This is a theoretical study, developed through a bibliographical research that considers the specificities of public communication, taking as reference benchmark a composite of organizational communication integrated in a public university, formed by three dimensions: Institutional Communication, Internal Communication and Relational Communication, which is adapted from the compound developed by Kunsch (2003).

 

KEYWORDS: Integrated Organizational Communication; Public Communication; Analysis of Social Networks.

 

 

RESUMEN

Este artículo presenta un modelo para análisis situacional de la comunicación integrada en una Universidad pública fundamentada en la perspectiva de la Teoría de la Comunicación Organizacional Integrada y del Análisis de Redes Sociales. El modelo propuesto comporta conceptos, finalidades y procedimientos para el perfeccionamiento de los procesos de la comunicación organizacional de este tipo de organización pública. Se trata de un estudio teórico, desarrollado por medio de una investigación bibliográfica que considera las especificidades de la comunicación pública, tomando como parámetro de referencia un compuesto de la comunicación organizacional integrada en una Universidad pública, formado por tres dimensiones: Comunicación Institucional, Comunicación Interna y Comunicación Relacional, el cual es adaptado del compuesto desarrollado por Kunsch (2003).

 

PALABRAS CLAVES: Comunicación Organizacional Integrada; Comunicación pública; Análisis de Redes Sociales.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Emília Galvão Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui Especialização em Gestão Universitária (2011) e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2005), ambas pela UFRN. É servidora efetiva da mesma instituição e Coordenadora do Setor de Comunicação da Escola de Saúde da UFRN. E-mail: anaemilia_galvao@yahoo.com.br.

Pâmela de Medeiros Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com graduação e mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunto A, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS/UFRN). E-mail: pamela_brandao@yahoo.com.br.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

HOLANDA, Ana Emília Galvão; BRANDÃO, Pâmela de Medeiros. COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um modelo para análise situacional na perspectiva da teoria da comunicação integrada e da análise de redes sociais. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 4, p. 502–524, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p502. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6838. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre