VISIBILIDADE DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NA IMPRENSA TOCANTINENSE: estudo de caso da assessoria de imprensa do SEBRAE Tocantins

Autores

  • Layala Cardoso da Silva Istofel Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p821

Palavras-chave:

assessoria de imprensa; relacionamento com a imprensa; release; clipping; mensuração

Resumo

Em um cenário de grandes mudanças, valorização da informação e de mensuração dos resultados, a assessoria de imprensa assume um papel estratégico na comunicação organizacional. Este artigo tem como objetivo descrever como o ciclo jornalístico – produção de releases, distribuição, follow up, análise do clipping e ajustes – pode, se bem conduzido, despertar o interesse da mídia, agregando valor para a instituição e seus clientes. Busca-se ainda mapear os veículos de comunicação que mais deram visibilidade para os pequenos negócios no Tocantins a partir da análise da série histórica da produção dos releases e da mídia espontânea do SEBRAE-TO no período de 2005/2015.

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Biografia do Autor

Layala Cardoso da Silva Istofel, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Especialista em Gestão nas Organizações (IBPEX), Especialista em Comunicação e Marketing (Faculdade Católica do Tocantins), Pós-graduanda em Ensino de Comunicação/Jornalismo (UFT) e Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (Unitins). 

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Realizou estudos de pós-doutoramento em Redes sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA, Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD pela Universidade Estadual do Tocantins, Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo e Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. E-mail: darlenetx@gmail.com.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

ISTOFEL, Layala Cardoso da Silva; CASTRO, Darlene Teixeira. VISIBILIDADE DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NA IMPRENSA TOCANTINENSE: estudo de caso da assessoria de imprensa do SEBRAE Tocantins . Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 821–854, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p821. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4729. Acesso em: 22 jul. 2024.