VISIBILIDADE DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NA IMPRENSA TOCANTINENSE: estudo de caso da assessoria de imprensa do SEBRAE Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p821Palabras clave:
assessoria de imprensa; relacionamento com a imprensa; release; clipping; mensuraçãoResumen
Em um cenário de grandes mudanças, valorização da informação e de mensuração dos resultados, a assessoria de imprensa assume um papel estratégico na comunicação organizacional. Este artigo tem como objetivo descrever como o ciclo jornalístico – produção de releases, distribuição, follow up, análise do clipping e ajustes – pode, se bem conduzido, despertar o interesse da mídia, agregando valor para a instituição e seus clientes. Busca-se ainda mapear os veículos de comunicação que mais deram visibilidade para os pequenos negócios no Tocantins a partir da análise da série histórica da produção dos releases e da mídia espontânea do SEBRAE-TO no período de 2005/2015.
Descargas
Citas
BUENO, W. D. C. A auditoria de imagem na mídia como estratégia de inteligência empresarial. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, São Bernardo do Campo, 0, maio/agosto 1999. 11-28. [20:42, 17/11/2017] Vinicius Istofel: Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/7911 Acesso em: 02 nov 2017.
BUENO, W. D. C. Medindo o retorno do trabalho de Assessoria de Imprensa. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 411 p. ISBN 978-85-224-3588-3.
CORRADO, F. M. A força da comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994.
CURVELLO, J. J. A. Legitimação das Assessorias de Comunicação nas Organizações. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 411 p. ISBN 978-85-224-3588-3.
DUARTE, J. Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 411 p. ISBN 978-85-224-3588-3.
FENAJ, F. N. D. J. Manual de Assessoria de Comunicação - Imprensa. Departamento de Mobilização em Assessoria de Imprensa. Brasília. 2007. Disponível em: http://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/03/manual_de_assessoria_de_imprensa.pdf. Acesso em: 01 nov. 2017.
FERRARETTO, E. K.; FERRARETTO, L. A. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. 7. ed. São Paulo: Summus, 2009. 160 p. ISBN 9788532305282.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p. ISBN 85-224-3169-8.
KUNSCH, M. M. K. Gestão das Relações Públicas na contemporaneidade e a sua institucionalização profissional e acadêmica no Brasil. Revista Organicom, [S.l.], v. 3, n. 5, São Paulo, p. 30-61, fev 2011 2006. ISSN 2238-2593. Disponível em: http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/70/203. Acesso em: 17 nov. 2017.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2009. 387 p. ISBN 9788502083134.
MAFEI, M. Assessoria de Imprensa: Como se relacionar com a mídia. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2004. 135 p. ISBN 978-85-7244-555-9. Disponível em: http://www.acmcomunicacao.com.br/wp-content/midias/Assessoria-de-Imprensa-Como-se-relacionar-com-a-Midia-Maristela-Mafei.pdf. Acesso em: 06 nov. 2017.
SEBRAE. Direcionamento Estratégico 2013-2022. Sebrae-TO. Palmas, p. 16. 2012. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Direcionamento%20Estrategico%202022.pdf Acesso em: 08 nov 2017.
SEBRAE. Observatório em números do SEBRAE-TO. Sebrae Tocantins. Palmas. 2017.
SEBRAE. www.agenciasebrae.com.br. Agência Sebrae de Notícias.
SEBRAE. www.to.agenciasebrae.com.br. Agência Sebrae de Notícias do Tocantins.
WOLF, M. Teorias da Comunicação. Tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo. 5. ed. Lisboa: Presença, 1999. ISBN 141011/99. Disponível em: http://jornalismoufma.xpg.uol.com.br/arquivos/mauro_wolf_teorias_da_comunicacao.pdf. Acesso em: 16 nov. 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205 p. ISBN 85-7307-852-9.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.