TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE INGLÊS: uma proposta de escrita colaborativa e produção de vídeo

Autores

  • KEILA MENDES SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Cleide Jane de Sa Araújo Costa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p547

Palavras-chave:

tecnologias

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da utilização das TDIC no processo de desenvolvimento das habilidades de speaking e writting em aprendizes de inglês, partindo da proposta de produção de um vídeo e da escrita colaborativa de um e-book. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como estudo de caso, que teve como participantes 6 licenciandos em língua inglesa (LI). Os dados foram coletados por meio de questionários e foi realizado ao longo do Componente Curricular Língua Inglesa Avançada I. Os resultados alcançados permitiram perceber que as TDIC auxiliaram eficazmente na aprendizagem dos discentes, estimulando a percepção dos próprios erros e incitando a autonomia, levando os participantes a revisarem aspectos linguísticos fundamentais para suas produções.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias; Língua inglesa; Aprendizagem.

 

ABSTRACT

This study aims to analyze the contributions of the use of ICDT in the developing process of speaking and writing skills with English learners, starting from the proposal of a video production and the collaborative writing of an e-book. It is a qualitative research, configured as a case study, which had as participants 6 English-language students (EL). The data were collected through questionnaires and was conducted during the Subject Advanced English Language I. The results obtained allowed to realize that the ICDT helped effectively in the students’ learning, stimulating the perception of their own errors and inciting the autonomy, taking the participants to review linguistic aspects that were fundamental to their productions.

 

KEYWORDS: Technologies; English language; Learning.

 

RESUMEN

Este estudio tiene por objetivo analizar las contribuciones de la utilización de las TDIC en el proceso de desarrollo de las habilidades de hablar y escribir en aprendices de inglés, partiendo de la propuesta de producción de un vídeo y de la escritura colaborativa de un ebook. Se trata de una investigación cualitativa, configurada como estudio de caso, que tuvo como participantes 6 licenciandos en lengua inglesa (LI). Los datos fueron recolectados por medio de cuestionarios y fue realizado a lo largo del Componente Curricular de la Lengua Inglesa Avanzada I. Los resultados alcanzados permitieron percibir que las TDIC ayudaron eficazmente en el aprendizaje de los discentes, estimulando la percepción de los propios errores e incitando la autonomía, llevando a los participantes a revisar aspectos lingüísticos fundamentales para sus producciones.

 

PALABRAS CLAVE: Tecnologías; Idioma  Inglés; Aprendizaje.

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Biografia do Autor

KEILA MENDES SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

 

Keila Mendes dos Santos, Mestre em Letras: Cultura, educação e linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). e-mail: keumendes@hotmail.com.

Cleide Jane de Sa Araújo Costa

Cleide Jane de Sa Araujo Costa

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I) e em Linguística (UFAL), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I), Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa Modelagem Computacional do Conhecimento (IC) e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira- (PPGE).

 

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

SANTOS, KEILA MENDES; ARAÚJO COSTA, Cleide Jane de Sa. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE INGLÊS: uma proposta de escrita colaborativa e produção de vídeo . Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 547–577, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p547. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4683. Acesso em: 25 nov. 2024.

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