A IMPRESSORA 3D E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p445

Palavras-chave:

Impressões 3D, Tecnologias e Educação, Materiais para o ensino

Resumo

Apesar de recursos tecnológicos como o computador se tornarem comum tanto no cotidiano dos alunos quanto dos professores, a inserção desses recursos em sala de aula vem acontecendo lentamente. O uso de recurso digitais nas escolas além de atender as exigências da atual sociedade, é meio para estimular e inovar o processo de ensino aprendizagem, possibilitado por múltiplos materiais pedagógicos virtuais com acesso em computadores, mas também por materiais concretos que podem ser criados por meio das impressoras 3D. Partindo de nossa experiência com o uso da impressora 3D para a construção de modelos pedagógicos discutimos nesse trabalho dificuldades dos professores em visualizarem possibilidades que as tecnologias digitais possibilitam ao ensino permeado pela criação de novos materiais pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

UIAR, Leonardo de C. D. Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o Ensino de Ciências 2016. 226 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências: Bauru, São Paulo.

CLIEVER TECNOLOGIA. Disponível em: <https://www.cliever.com.br/>. Acesso em 28 julho 2016.

COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE. Quase 60% da população brasileira tem acesso à internet, aponta relatório da CEPAL. 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/quase-60-da-populacao-brasileira-tem-acesso-a-internet-aponta-relatorio-da-cepal/>. Acesso em: 24 fev. 2017.

KENSKI, Vani M. Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.

MARINHO, Simão Pedro P.; LOBATO, W. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: VI Colóquio de Pesquisa em Educação, 2008, Belo Horizonte. VI Colóquio de Pesquisa em Educação, 2008. v. 1. p. 1-9.

PIVA JUNIOR, Dilermando. Sala de aula digital: uma introdução à cultura digital para educadores. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

UNIÃO INTERNACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. UIT: 3,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à Internet no mundo. 2016. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/>. Acesso em: 24 fev. 2017.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

BASNIAK, M. I.; LIZIERO, A. R. A IMPRESSORA 3D E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 445–466, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p445. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3321. Acesso em: 27 nov. 2022.