PROMOCIONALIDADE TELEVISUAL EM TEMPOS DE NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p301

Palavras-chave:

Televisão privada, produção discursiva, economicismo e tecnologismo, expansão e condensação, promocionalidade

Resumo

Tendo em vista o reconhecido predomínio da televisão privada no país, em canal aberto, o objetivo do presente trabalho é investigar as relações entre essa mídia e os elementos de caráter econômico e tecnológico nela imperantes, analisando seus efeitos na especificidade da produção discursiva televisual, sobretudo aquela de caráter promocional. Para tanto, discute as propriedades da televisão no país, influência dos fatores econômico e tecnológico, relação entre tecnologia e discurso televisual, e o exame dessas repercussões em um programa da emissora.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lília Dias de Castro, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); pós-doutora em Comunicação pela Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle; coordenadora da pesquisa Comunicação Televisual - COMTV, integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq (versão 20/11/09); coordenadora da pesquisa A utilização estratégica da função promocional na televisão comercial brasileira. E-mail: mlilia@terra.com.br.

Referências

CASTRO, M.L.D. Promocional: um percurso convergente entre mundos, mídias e plataformas. In: DUARTE, E.B.; CASTRO, M.L.D. Convergências midiáticas: produção ficcional – RBS TV. Porto Alegre: Sulina, 2010.

DUARTE, E.B.; CASTRO, M.L.D. Sobre a convergência midiática. In: ______. Convergências midiáticas: produção ficcional – RBS TV. Porto Alegre: Sulina, 2010.

ECO, U. Tevê: a transparência perdida. In: ______. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio d Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JOST, F. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2010.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. 3.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

MÉDOLA, A.S.D. Televisão digital, mídia expandida por linguagens em expansão. In: SQUIRRA, S.; FECHINE, Y. (orgs.) Televisão digital: desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PATRIOTA, K.R.M.P. Sob demanda, convergente e interativa: a customização da publicidade na televisão digital. In: SQUIRRA, S.; FECHINE, Y. (orgs.) Televisão digital: desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PRIMO, A. crítica da cultura da convergência: participação ou cooptação? In: DUARTE, E.B.; CASTRO, M.L.D. Convergências midiáticas: produção ficcional – RBS TV. Porto Alegre: Sulina, 2010.

SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

TÁ NO AR: A TV NA TV. Direção de núcleo: Maurício Farias. Um programa de Marcius Melhem, Marcelo Adnet e Mauricio Farias. Rio de Janeiro: Globo Comunicação e Participações S.A., 2014. Programa de televisão.

WOLTON, D. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 2006.

Publicado

2016-10-30

Como Citar

DE CASTRO, Maria Lília Dias. PROMOCIONALIDADE TELEVISUAL EM TEMPOS DE NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 4, p. 301–321, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p301. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2366. Acesso em: 18 abr. 2024.