A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS

Autores

  • Antônio Carlo Magalhães da Silva Universidade Estácio de Sá e Universidade Federal Fluminense - Bolsista do Programa de Pesquisa Produtividade da UNESA https://orcid.org/0000-0003-4497-3130
  • Victor Eid Soares da Silva Universidade Federal Fluminense e Universidade Estácio de Sá
  • Giane Costa de Oliveira Universidade Estácio de Sá
  • Antônio Augusto Gonçalves Universidade Estácio de Sá https://orcid.org/0000-0001-6527-9266

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a18pt

Palavras-chave:

Alfabetização financeira

Resumo

O estudo examina a contribuição do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a alfabetização financeira de seus alunos de graduação, juntamente com outras variáveis que influenciam essa competência, conforme a literatura acadêmica. Utilizando um questionário, baseado em trabalhos acadêmicos passados, foram coletados dados sobre variáveis socioeconômicas e demográficas, bem como os construtos de atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Além disso, a pesquisa investigou a percepção dos alunos sobre seu próprio nível de alfabetização financeira. O trabalho conclui que o curso de engenharia de produção da UFF favoreceu a melhoria da alfabetização financeira dos alunos ao longo de sua jornada.

Downloads

Biografia do Autor

Antônio Carlo Magalhães da Silva, Universidade Estácio de Sá e Universidade Federal Fluminense - Bolsista do Programa de Pesquisa Produtividade da UNESA

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ. Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense do Departamento de Engenharia de Produção. Professor Titular da Universidade Estácio de Sá. Bolsista do Programa de Pesquisa Produtividade da UNESA. 

Victor Eid Soares da Silva, Universidade Federal Fluminense e Universidade Estácio de Sá

Engenheiro de Produção - Universidade Federal Fluminense

Giane Costa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Professora da Unviversidade Estácio de Sá

Antônio Augusto Gonçalves, Universidade Estácio de Sá

Professor da Universidade Estácio de Sá. Bolsista do Programa de Pesquisa Produtividade da UNESA

Referências

Adegoke, A. E., & Obayelu, A. E. (2021). Financial Literacy and Financial Behavior: Evidence from the Emerging African Market. Journal of Consumer Affairs.

Anderson, J. D., & White, L. K. (2018). Financial literacy and marital status: Evidence from a national survey of US households. Journal of Family and Economic Issues, 39(2), 276-288.

Anderson, R., White, L. (2018). Exploring the Gender Gap in Financial Knowledge: A Global Perspective. Journal of Economic Behavior & Organization, 85, 132-147.

Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. (2023). Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5b15da22-d953-4758-8779-844a926baccc/eae86ee4-8620-7dee-e514-e1f26a09f754?origin=1

Balbinotto Neto, G., Ferreira, V. C., & Carvalho, C. E. (2021). Financial Literacy and Retirement Planning in Brazil. Journal of Pension Economics & Finance.

Brown, R. S., & Jackson, C. (2020). Gender differences in financial literacy: A meta-analysis. Journal of Economic Psychology, 79, 102230.

Brown, K., Jackson, M. (2020). The Influence of Gender on Financial Decision-Making: Evidence from a Global Survey. Journal of Behavioral Finance, 27(1), 56-71.

Costa, A. R., & Oliveira, M. C. (2019). Financial literacy of Brazilian youth: Insights from the National Survey of Financial Capability. Cogent Economics & Finance, 7(1), 1608690.

Fernandes, D., & Lynch Jr, J. G. (2021). Financial literacy, financial education, and downstream financial behaviors. Management Science, 67(8), 4431-4461.

Garcia, R., et al. (2019). The impact of income on financial literacy: Evidence from the European Union. International Journal of Consumer Studies, 43(2), 132-140.

Green, J., et al. (2020). Marital status and financial literacy: Evidence from a nationally representative sample. Journal of Family and Economic Issues, 41(3), 460-471.

Gujarati, D. N., & Porter, D. C. (2021). Essentials of econometrics (6th ed.). McGraw Hill.

Hastings, J. S., Neilson, C. A., & Zimmerman, S. D. (2021). Are some entrepreneurs more overconfident than others? Journal of Economics & Management Strategy, 30(1), 22-52.

Huston, S. J. (2021). Measuring financial literacy. The Journal of Consumer Affairs.

International Network on Financial Education. (2019). About the International Network on Financial Education (INFE). OECD. https://www.oecd.org/financial/education/international-network-on-financial-education.htm

Johnson, A. (2021). Financial attitudes and decision making: A psychological perspective. Journal of Economic Psychology, 45(3), 76-89.

Johnson, A., Smith, B. (2021). Financial Literacy and Gender: An International Perspective. Journal of Finance Studies, 25(3), 45-58.Jones, S., & Lee, M. (2020). The relationship between financial literacy and financial behavior: A meta-analysis. Journal of Consumer Affairs, 32(4), 45-58.

Johnson, M. (2019). The Role of Scale Types in Likert Scale Interpretation. Journal of Research Methods, 45(2), 201-215.

Klapper, L., Lusardi, A., & Panos, G. A. (2021). Financial literacy and its consequences: Evidence from Russia during the financial crisis. Journal of Banking & Finance.

Kung, F.-C., Hsu, Y.-C., & Yin, C.-Y. (2021). The impact of financial education on personal finances: Empirical evidence in a sample of US workers. International Review of Economics & Finance.

Lee, S., et al. (2019). The Role of Gender in Financial Literacy: Insights from a Global Perspective. International Journal of Finance, 36(4), 57-70.

Li, J., Smith, K., & Johnson, R. (2021). Financial literacy and attitudes: A comprehensive survey. Journal of Financial Education, 45(2), 112-129.

Lusardi, A., & Tufano, P. (2020). Debt literacy, financial experiences, and overindebtedness. National Bureau of Economic Research.

Miller, T., & Smith, A. (2018). Gender differences in financial literacy: Evidence from a meta-analysis. Journal of Economic Psychology, 67, 1-20.

Oliveira, F. R. (2020). Financial literacy and educational attainment: Insights from a Brazilian survey. Journal of Consumer Affairs, 54(3), 897-912.

OECD. (2020). PISA 2018 financial literacy assessment framework. OECD Publishing.

OECD. (2021). OECD/INFE High-Level Principles on National Strategies for Financial Education. OECD Publishing.

Potrich, A. G., Vieira, K. M., & Ceretta, P. (2021). Nível De Alfabetização Financeira Dos Estudantes Universitários: Afinal, O Que É Relevante?. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 12(3), 314.

Robb, C. A., Babiarz, P., & Woodyard, A. (2021). The demand for financial professionals’ advice: The role of financial knowledge, satisfaction, and confidence. Financial Services Review, 21(4), 1-19.

Rooji, R., Lusardi, A., & Alessie, R. (2019). Financial literacy and stock market participation. The Journal of Finance, 74(2), 971-1010.

Silva, M. A., et al. (2018). Financial literacy among university students in Brazil: Insights from a national survey. Revista de Administração Contemporânea, 22(3), 335-354.

Shin, J., & Lee, Y. (2020). Financial Literacy and Personal Finance Behavior Among Young Adults: Evidence from South Korea. Journal of Financial Counseling and Planning, 31(2), 220-234.

Smith, C. (2020). Gender Differences in Financial Literacy: Insights from a Cross-Cultural Study. International Journal of Consumer Finance, 15(2), 87-102.

Smith, B., & Brown, C. (2020). Financial behavior and well-being: Insights from recent research. Journal of Financial Counseling and Planning, 38(2), 124-135.

Smith, J. K., Johnson, L. M., & Brown, S. P. (2021). Financial Literacy and Its Impact on Household Wealth. Journal of Consumer Affairs, 55(3), 793–814. https://doi.org/10.1111/joca.12330.

Smith, J., & Jones, A. (2020). Sampling techniques in quantitative research: A comprehensive review. Journal of Applied Research Methods, 5(2), 87-105.

Smith, J., et al. (2020). Gender Differences in Financial Literacy: Evidence from a Cross-Country Analysis. Journal of Economic Psychology, 78, 102-115.

Wooldridge, J. M. (2021). Introductory econometrics: A modern approach (8th ed.). Cengage Learning

Publicado

2024-11-30

Como Citar

SILVA, Antônio Carlo Magalhães da; SILVA, Victor Eid Soares da; OLIVEIRA, Giane Costa de; GONÇALVES, Antônio Augusto. A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a18, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a18pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19225. Acesso em: 1 abr. 2025.