EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: as interconexões de um pensamento que religa a vida planetária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a26pt

Palavras-chave:

Pensamento Complexo, Religação, Ser humano, Planetário

Resumo

A epistemologia complexa abordada no campo educacional pelo cientista Edgar Morin, apresenta possibilidade de reflexão na dimensão da formação integral do ser humano, como elo que propicia o sentido de várias conexões entre diferentes vidas no universo. Para tanto, buscamos refletir, a partir da epistemologia complexa, a interconexão entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente, numa dimensão planetária. Assim, com uma abordagem qualitativa, propomos continuar os estudos sobre a epistemologia complexa ao apresentar a concepção interligadora de Edgar Morin, a qual se fortalece entre os séculos XX e XXI revelando a necessidade da mudança de pensamento para o reconhecimento de interconexões numa dimensão planetária.

Downloads

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Doutora em Ciências do Ambiente (UFT). Mestra em Educação (UFT). Pedagoga (FECIPAR/FEPAR). Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Diretora do Câmpus Paraíso (Unitins). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutora em Educação e Currículo (PUC-SP). Mestra em Educação (UFP). Graduação em História (FAFI-BH) e em Pedagogia (ICNPF). Professora e orientadora do Mestrado e Doutorado da Educação e Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC.

Saturnino de la Torre, Universidade de Barcelona

Doutor em Filosofia pela Universidade de Barcelona (UB). Professor emérito da Universidade de Barcelona (UB). Pesquisador, formador e polinizador da criatividade há mais de 40 anos. Coordenou o Grupo de Investigación y Asesoramiento Didáctico (GIAD). Presidiu a Asociación de la Creatividad sua revista Creatividad y Sociedad. Coordenou várias redes de criatividade, entre elas, a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.

MORAES, M. C. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, M. C.; SUANNO, J. H. (Orgs.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 21-42.

MORAES, M. C. Saberes para uma cidadania planetária: homenagem a Edgar Morin. Rio de Janeiro: Wak, 2019.

MORIN, E. Paradigma perdido: a natureza humana. Porto: Europa América, 1974.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001a.

MORIN, E. A necessidade de um pensamento complexo. Tradução de Marcos Demoro. In: MENDES, C. (Org.). Representação e complexidade. Enrique Larreda (Ed.). Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007a.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007b.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária. Tradução: Sandra T. Valenzuela. Revisão técnica: Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-Pátria. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

PETRAGLIA, I. “Olhar sobre o olhar que olha”: complexidade, holística e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

PETRAGLIA, I. Pensamento complexo e a educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

SÁ, R. A. Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares. Educar, Curitiba, n. 32, p. 57-73, 2008.

SOUZA, Kênia Paulino de Queiroz. Complexidade e ecoformação: um olhar

epistemológico na dimensão socioambiental do programa Ciências do Ambiente. 2019. 156f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente – PPGCiamb, Universidade Federal do Tocantins. Palmas – TO, 2019.

SILVA, M. da. Um pensador chamado Edgar Morin. In: MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-Pátria. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

QUEIROZ, Kênia Paulino de; PINHO, Maria José de; TORRE, Saturnino de la. EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: as interconexões de um pensamento que religa a vida planetária. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a26, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a26pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19236. Acesso em: 30 abr. 2025.