PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE JORNALISMO: uma análise das tendências de inovação em gestão de mídia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a3ptPalavras-chave:
jornalismo; transformação digital; gestão de mídia; tendências; inovação.Resumo
O presente artigo examina tendências de inovação em gestão organizacional no mercado de jornalismo em âmbito global. O método adotado para a etapa inicial do trabalho foi o de revisão sistemática de literatura, cotejando fontes acadêmicas e mercadológicas que tratam do assunto a partir de dois termos-chave: “gestão de mídia” e “inovação no jornalismo”. A partir dessa revisão, foram examinados exemplos de dois veículos jornalísticos brasileiros, A Gazeta e Poder360, considerando como e até que ponto as tendências de inovação e gestão identificadas na literatura refletem-se em práticas de transformação e adequação de seus processos e produtos ao contexto digital. Como resultado, é proposta uma taxonomia específica para a categorização de diferentes tipos de empreendimentos jornalísticos no cenário contemporâneo, considerando seus suportes legados de distribuição e o modo de organização da produção noticiosa.
Downloads
Referências
CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do Jornalismo tem solução?. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.
DOVAL-AVENDAÑO, M. & MARTÍN-ALGARRA, M. (2021). Periodismo y tecnología, tendencias de investigación y propuestas. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 27 (2), 463-480. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.5209/esmp.71073>. Acesso em: 25 mai. 2021.
FACHETTI, Eduardo. A Gazeta lança site mais moderno e reduz jornais impressos. A Gazeta, 31 jul. 2019. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/es/gv/a-gazeta-lanca-site-mais-moderno-e-reduz-jornais-impressos-0719>. Acesso em: 27 mai. 2021.
FLORES-VIVAR, Jesús Miguel. El Ciberperiodismo como Disciplina Profesional. In: MARTINS, Gerson Luiz & RIVERA, Diana (Orgs.). +25 Perspectivas do Ciberjornalismo. Aveiro: Ria Editorial, 2020. Disponível em: <http://www.riaeditorial.com/index.php/25-perspectivas-do-ciberjornalismo/>. Acesso em: 26 mai. 2021.
FUNDACIÓN LUCA DE TENA. Formar líderes en la intersección entre tecnología, negocio y contenidos, clave para la transformación de los medios. Laboratoriodeperiodismo.org, Madrid, 11 mai. 2021. Disponível em <https://laboratoriodeperiodismo.org/formar-lideres-en-la-interseccion-entre-tecnologia-negocio-y-contenidos-clave-para-la-transformacion-de-los-medios/>. Acesso em: 13 mai. 2021.
GARCÍA-AVILÉS, José-Alberto. Review article: Journalism innovation research, a diverse and flourishing field (2000-2020). Profesional de la información, v. 30, n. 1, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.3145/epi.2021.ene.10>. Acesso em: 26 mai. 2021.
GARCÍA-AVILÉS, J. A.; CARVAJAL-PRIETO, M.; ARIAS-ROBLES, F., & DE LARA-GONZÁLEZ, A. How journalists innovate in the newsroom. Proposing a model of the diffusion of innovations in media outlets. The Journal of Media Innovations, 5(1), 1-16, 2019. Disponível em: <https://journals.uio.no/TJMI/article/view/3968>. Acesso em: 24 mai. 2021.
LEMES, Rhayan & FACHETTI, Eduardo. A Gazeta inova e lança núcleo inédito no país para monitorar audiência. A Gazeta, 12 set. 2019. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/es/gv/a-gazeta-inova-e-lanca-nucleo-inedito-no-pais-para-monitorar-audiencia-0919>. Acesso em: 27 mai. 2021.
NEDER, Vinicius. Empresas preveem volta ao escritório em 2022 e adotam trabalho híbrido de forma permanente. Estadão, 25 mai. 2021. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,empresas-preveem-volta-ao-escritorio-so-em-2022-e-adotam-trabalho-hibrido-de-forma-permanente,70003725271>. Acesso em: 27 mai. 2021.
NEWMAN, Nic. Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism, Oxford, jan. 2021. Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2021-01/Newman_Predictions_2021_FINAL.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2021.
PODER360. Poder360 bate recordes, amplia alcance e muda identidade visual. Poder360, 06 jan. 2021. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/institucional-poder360/poder360-bate-recordes-amplia-alcance-e-muda-identidade-visual/>. Acesso em: 27 mai. 2021.
ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.
SALAVERRÍA, Ramón. Exploring Digital Native News Media. Media and Communication, v. 8, n. 2, p. 1–4., 16 abr. 2020. Disponível em: <https://www.cogitatiopress.com/mediaandcommunication/article/view/3044>. Acesso em: 26 mai. 2021.
WAN-IFRA & FACEBOOK JOURNALISM PROJECT. Queimem os Navios - Guia para ativar a mudança cultural nos meios de informação. Abr. 2021. Disponível em <https://mediatalks.uol.com.br/wp-content/uploads/2021/07/WAN-IFRA-Cultural-Change-Portugues.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.