PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE JORNALISMO: uma análise das tendências de inovação em gestão de mídia

Autores

  • Jonas Gonçalves Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Francisco Rolfsen Belda Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a3pt

Palavras-chave:

jornalismo; transformação digital; gestão de mídia; tendências; inovação.

Resumo

O presente artigo examina tendências de inovação em gestão organizacional no mercado de jornalismo em âmbito global. O método adotado para a etapa inicial do trabalho foi o de revisão sistemática de literatura, cotejando fontes acadêmicas e mercadológicas que tratam do assunto a partir de dois termos-chave: “gestão de mídia” e “inovação no jornalismo”. A partir dessa revisão, foram examinados exemplos de dois veículos jornalísticos brasileiros, A Gazeta e Poder360, considerando como e até que ponto as tendências de inovação e gestão identificadas na literatura refletem-se em práticas de transformação e adequação de seus processos e produtos ao contexto digital. Como resultado, é proposta uma taxonomia específica para a categorização de diferentes tipos de empreendimentos jornalísticos no cenário contemporâneo, considerando seus suportes legados de distribuição e o modo de organização da produção noticiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rolfsen Belda, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Engenharia de Produção pela USP, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e graduado em Jornalismo pela PUC de Campinas. Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Bauru. Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da FAAC-UNESP

Referências

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do Jornalismo tem solução?. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.

DOVAL-AVENDAÑO, M. & MARTÍN-ALGARRA, M. (2021). Periodismo y tecnología, tendencias de investigación y propuestas. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 27 (2), 463-480. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.5209/esmp.71073>. Acesso em: 25 mai. 2021.

FACHETTI, Eduardo. A Gazeta lança site mais moderno e reduz jornais impressos. A Gazeta, 31 jul. 2019. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/es/gv/a-gazeta-lanca-site-mais-moderno-e-reduz-jornais-impressos-0719>. Acesso em: 27 mai. 2021.

FLORES-VIVAR, Jesús Miguel. El Ciberperiodismo como Disciplina Profesional. In: MARTINS, Gerson Luiz & RIVERA, Diana (Orgs.). +25 Perspectivas do Ciberjornalismo. Aveiro: Ria Editorial, 2020. Disponível em: <http://www.riaeditorial.com/index.php/25-perspectivas-do-ciberjornalismo/>. Acesso em: 26 mai. 2021.

FUNDACIÓN LUCA DE TENA. Formar líderes en la intersección entre tecnología, negocio y contenidos, clave para la transformación de los medios. Laboratoriodeperiodismo.org, Madrid, 11 mai. 2021. Disponível em <https://laboratoriodeperiodismo.org/formar-lideres-en-la-interseccion-entre-tecnologia-negocio-y-contenidos-clave-para-la-transformacion-de-los-medios/>. Acesso em: 13 mai. 2021.

GARCÍA-AVILÉS, José-Alberto. Review article: Journalism innovation research, a diverse and flourishing field (2000-2020). Profesional de la información, v. 30, n. 1, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.3145/epi.2021.ene.10>. Acesso em: 26 mai. 2021.

GARCÍA-AVILÉS, J. A.; CARVAJAL-PRIETO, M.; ARIAS-ROBLES, F., & DE LARA-GONZÁLEZ, A. How journalists innovate in the newsroom. Proposing a model of the diffusion of innovations in media outlets. The Journal of Media Innovations, 5(1), 1-16, 2019. Disponível em: <https://journals.uio.no/TJMI/article/view/3968>. Acesso em: 24 mai. 2021.

LEMES, Rhayan & FACHETTI, Eduardo. A Gazeta inova e lança núcleo inédito no país para monitorar audiência. A Gazeta, 12 set. 2019. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/es/gv/a-gazeta-inova-e-lanca-nucleo-inedito-no-pais-para-monitorar-audiencia-0919>. Acesso em: 27 mai. 2021.

NEDER, Vinicius. Empresas preveem volta ao escritório em 2022 e adotam trabalho híbrido de forma permanente. Estadão, 25 mai. 2021. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,empresas-preveem-volta-ao-escritorio-so-em-2022-e-adotam-trabalho-hibrido-de-forma-permanente,70003725271>. Acesso em: 27 mai. 2021.

NEWMAN, Nic. Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism, Oxford, jan. 2021. Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2021-01/Newman_Predictions_2021_FINAL.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2021.

PODER360. Poder360 bate recordes, amplia alcance e muda identidade visual. Poder360, 06 jan. 2021. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/institucional-poder360/poder360-bate-recordes-amplia-alcance-e-muda-identidade-visual/>. Acesso em: 27 mai. 2021.

ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.

SALAVERRÍA, Ramón. Exploring Digital Native News Media. Media and Communication, v. 8, n. 2, p. 1–4., 16 abr. 2020. Disponível em: <https://www.cogitatiopress.com/mediaandcommunication/article/view/3044>. Acesso em: 26 mai. 2021.

WAN-IFRA & FACEBOOK JOURNALISM PROJECT. Queimem os Navios - Guia para ativar a mudança cultural nos meios de informação. Abr. 2021. Disponível em <https://mediatalks.uol.com.br/wp-content/uploads/2021/07/WAN-IFRA-Cultural-Change-Portugues.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2021.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

GONÇALVES, Jonas; ROLFSEN BELDA, Francisco. PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE JORNALISMO: uma análise das tendências de inovação em gestão de mídia. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 4, p. a3pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a3pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12319. Acesso em: 20 abr. 2024.