MÍDIAS SOCIAIS PARA PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: uma perspectiva da aplicação do recurso

Autores

  • Andrea Rossi Scalco Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Amanda Fracari de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0003-0495-2335
  • Cristiane Hengler Côrrea Bernardo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Roberto Bernardo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Eduardo Guilherme Satolo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-8176-2423

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a14pt

Palavras-chave:

Agricultura familiar; Plataformas digitais de comercialização; Plataformas digitais de promoção; Revisão Sistemática de Literatura; Mídias sociais., Agricultura familiar; Plataformas de promoción digital; Revisión Sistemática de la Literatura; Redes Sociales

Resumo

A agricultura familiar fornece grande parte
da diversidade de alimentos disponíveis
mundialmente. Se por um lado tem-se sua
eficiência produtiva, no âmbito do manejo
das mais diversas culturas, do outro lado
tem-se o desafio na promoção e
comercialização de seus produtos. Este
artigo busca por meio de uma Revisão
Sistemática de Literatura (RSL) e o uso da
ferramenta StArt, verificar, com a análise de
pesquisas publicadas nas bases de dados
Scopus e Web of Science, a utilização das
mídias sociais de promoção e
comercialização na agricultura familiar. Os
resultados indicam que a utilização das
mídias sociais na agricultura familiar é
benéfica, trazendo resultados positivos, no
entanto, carece de incentivos, investimentos
e atenção das políticas públicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Rossi Scalco, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Santa Clara University (EUA). Doutor em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSCAR/São Carlos). Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSCAR/São Carlos). Bacharel em Engenharia de Alimentos (Ibilce/UNESP/São Paulo). Pesquisadora no CEPEAGRO (Grupo de Pesquisa em Agronegócios e Desenvolvimento), Professor associado da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor associado do ISBE (Instituto Sueco- Brasileiro de Economia Circular), membro da All4Food. andrea.scalco@unesp.br.

Amanda Fracari de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Agronegócios e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus Tupã, Brasil. Especialista em Negócios Digitais e Inovação. afracari98@gmail.com.

Cristiane Hengler Côrrea Bernardo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-doutorado pelo Dartmouth College, DARTMOUTH, Estados Unidos. Doutora em Educação. Orientadora de pesquisa do Programa de Pós- Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Escola de Ciências e Engenharia, Campus Tupã, Brasil. cristiane.bernardo@unesp.br.

Roberto Bernardo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Engenharia de Produção. Orientador de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Escola de Ciências e Engenharia, Campus Tupã, Brasil. roberto.bernardo@unesp.br.

Eduardo Guilherme Satolo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Doutor em Engenharia de Produção. Orientador de pesquisa do Programa de Pós- Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Escola de Ciências e Engenharia, Campus Tupã, Brasil. eduardo.satolo@unesp.br.

Referências

BIOLCHINI, J. C. DE A.; MIAN, P. G.; NATALI, A. C. C.; CONTE, T. U.; TRAVASSOS, G. H.

Scientific research ontology to support systematic review in software engineering.

Advanced Engineering Informatics, v. 21, n. 2, p. 133-151, 2007.

BONINA, C.; KOSKINEN, K.; EATON, B.; GAWER, A. Digital platforms for development:

Foundations and research agenda. ISJ Information Systems Journal, v. 31, n. 6,

CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; DA SILVA, S. L. Roteiro para revisão bibliográfica

sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de

projetos. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto –

CBGDP, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2011.

CONSTANTINIDES, P.; HENFRIDSSON, O.; PARKER, G. G. Introduction—Platforms and

Infrastructures in the Digital Age. Information Systems Research, v. 29, n. 2, 2018.

CUSUMANO, M. A.; GAWER, A.; YOFFIE, D. B. Can self-regulation save digital platforms?

Industrial and Corporate Change, v. 30, n. 5, p. 1259-1285, 2021.

DE AQUINO, E. L. R.; MOLLO NETO, M.; BERNARDO, C. H. C.; MORAIS, F. J. DE O.; DOS

SANTOS, P. S. B. Ferramentas de manutenção preditiva de motores diesel: uma

revisão bibliográfica sistemática. Research, Society and Development, v. 9, n. 11,

p. 1-31, 2020.

GAZOLLA, M.; DE AQUINO, J. R. Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no

Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos

de Covid-19. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 29, n. 2, p. 427-460, 2021.

HAN, H.; XIONG, J.; ZHAO, K. Digital inclusion in social media marketing adoption: the

role of product suitability in the agriculture sector. Information Systems and eBusiness Management, 2021.

HOVARDAOGLU, O.; CALISIR-HOVARDAOGLU, S. Uneven Transformation of Traditional

Agricultural Producers into Hybrid Peasant-Entrepreneurs Through Social Media.

Journal of Rural and Community Development, v. 16, n. 1, p. 86-107, 2021.

KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and

opportunities of Social Media. Business Horizons, v. 53, p. 59-68, 2010.

KIETZMANN, J. H.; HERMKENS, K.; MCCARTHY, I. P.; SILVESTRE, B. S. Social media? Get

serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business

Horizons, v. 54, n. 3, p. 241-251, 2011.

LEVI, R.; RAJAN, M.; SINGHVI, S.; ZHENG, Y. The impact of unifying agricultural

wholesale markets on prices and farmers’ profitability. Proceedings of the

National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), v. 117, n.

, p. 2366-2371, 2020.

LEVY, Y.; ELLIS, T. J. A Systems Approach to Conduct an Effective Literature Review in

Support of Information Systems Research. Informing Science: The International

Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 9, p. 181-212, 2006.

e-ISSN nº 2447-4266

Palmas, v. 9, n. 1, p. 1-18, 2023

http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a14en

LI, X.; SARKAR, A.; XIA, X.; MEMON, W. H. Village environment, capital endowment, and

farmers’ participation in e-commerce sales behavior: A demand observable

bivariate probit model approach. Agriculture, v. 11, n. 9, p. 1-20, 2021.

MISHRA, S.; TRIPATHI, A. R. Literature review on business prototypes for digital

platform. Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 9, n. 23, 2020.

MORENO-ORTIZ, C. A.; PETERSON, D. J.; COLLART, A. J.; DOWNEY, L.; SEAL, S.;

GALLARDO, R. Small Farmers’ Use of Social Media and Other Channels for

Marketing their Agricultural Products. Journal of Extension, v. 59, n. 4, 2021.

NOVYTSKA, I.; CHYCHKALO-KONDRATSKA, I.; CHYZHEVSKA, M.; SYDORENKO-MELNYK,

H.; TYTARENKO, L. Digital marketing in the system of promotion of organic

products. WSEAS Transactions on Business and Economics, v. 18, p. 524-530,

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO. Celebrando

a contribuição dos agricultores familiares para o Fome Zero e dietas mais

saudáveis, 2019. Disponível em: https://www.fao.org/brasil/noticias/detailevents/fr/c/1195906/. Accessed on: October 08, 2021.

SIKUNDLA, T.; MUSHUNJE, A.; AKINYEMI, B. E. Socioeconomic drivers of mobile phone

adoption for marketing among smallholder irrigation farmers in South Africa.

Cogent Social Sciences, v. 4, n. 1, p. 1-12, 2018.

WATSON, R. T.; WEBSTER, J. Analysing the past to prepare for the future: Writing a

literature review a roadmap for release 2.0. Journal of Decision Systems, v. 29, n.

, p. 129-147, 2020.

WEBSTER, J.; WATSON, R. T. Analyzing the past to prepare for the future: writing a

literature review. MIS Quarterly, v. 26, n. 2, p. 13-23, 2002.

ZUÑIGA, N. C.; MONTILLA, I. L.; ZUÑIGA, E. C. Family farming and digital platforms in

the context of COVID-19. South American initiatives. Espacio Abierto: Cuaderno

Venezolano.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

ROSSI SCALCO, Andrea; FRACARI DE SOUZA, Amanda; HENGLER CÔRREA BERNARDO, Cristiane; BERNARDO, Roberto; SATOLO, Eduardo Guilherme. MÍDIAS SOCIAIS PARA PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: uma perspectiva da aplicação do recurso. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a14pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a14pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18012. Acesso em: 19 dez. 2024.